Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Melhorias

Reforma resgata cenário antigo da Praça da Matriz em Venâncio

A vegetação e arborização na Praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como Praça da Matriz, em Venâncio Aires, passarão por um processo de revitalização este ano com o objetivo de obter um melhor espaço de convivência, mais qualidade aos frequentadores e ainda garantir o resgate histórico do local. A área junto à Igreja São Sebastião Mártir é uma das mais visitadas por turistas e utilizada pela comunidade para apreciar um bom chimarrão nos fins de semana. A obra está estimada em R$ 304.818,00, e a previsão é de que fique pronta em setembro.

O projeto original da praça é de 1889 e, ao longo das décadas, o lugar passou por modificações. O chafariz, peça central que atrai olhares e é cenário de muitas fotografias, era cercado de palmeiras. Com o tempo, elas foram substituídas por árvores mais robustas. A copada destas impede que seja possível enxergar a igreja ao fundo do chafariz, e a queda de frutos e folhas dificulta a manutenção. Um estudo feito pelas secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente apontou a necessidade de resgatar as palmeiras jerivás, que são nativas da região, para voltar a ter o contorno original.

O resgate será feito também com o alargamento do passeio público no entorno do chafariz. Outros espaços receberão pavimentação, como o patamar onde estarão os sanitários, o novo Espaço Cívico, a nova área do Chimarródromo, o acesso ao playground e a ampliação da calçada onde se encontra hoje o ponto de ônibus. Todos os caminhos pavimentados terão piso tátil. Atualmente, a praça tem 117 árvores.

Publicidade

Com o estudo serão suprimidas 20, muitas exóticas, sem condições de sobrevivência ou que geram algum problema. Com a reforma, mais 27 serão plantadas, algumas delas já com tamanho médio para facilitar o crescimento. A reforma inclui ainda a construção de um novo prédio para os banheiros públicos, a fim de atender todos os públicos. O que já existe será demolido nas próximas semanas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.