Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Negociação

Vinda da Havan para Santa Cruz depende de acordo com sindicato

Depois de Passo Fundo e Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul deve ser o próximo município no Estado a receber uma loja da Havan. Serão R$ 25 milhões investidos em uma loja de aproximadamente 7 mil metros quadrados, com geração de 150 empregos diretos. A área para instalação já estaria escolhida. Em entrevista exclusiva para a Rádio Gazeta, o diretor de Expansão da rede de lojas catarinense, Nilton Hang, anunciou que apenas um acordo com o Sindicato dos Comerciários separa a Havan de Santa Cruz do Sul.  

O principal ponto é que a Havan, por ser uma empresa mais ampla, transita tanto entre o setor supermercadista quanto lojista. No entanto, em Santa Cruz do Sul as categorias têm negociação diferenciada com o sindicato. Enquanto os funcionários de supermercados trabalham aos domingos, o comércio permanece fechado.

Em entrevista ao Portal Gaz, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, disse que não foi procurado pela Havan para discutir estas questões e, por isso, não vai se manifestar sobre o assunto.  

Publicidade

Conforme Hang, a Havan funciona em três turnos de trabalho. A jornada diária de um funcionário é de 7 horas e 20 minutos. Trabalha-se em dois domingos e folga-se no terceiro. Ao trabalhar no domingo, o funcionário recebe um valor diferenciado e tem folga durante a semana.  

O LOCAL 
No final do ano passado, quando o presidente da Havan, Luciano Hang, visitou Santa Cruz do Sul, duas áreas foram analisadas. Uma localizada às margens da BR-471 e outra na RSC-287. Indagado sobre o local escolhido, o diretor de Expansão preferiu não revelá-lo agora.

Foto: Rafael Cunha

 

Publicidade

A EMPRESA
As unidades da Havan vendem itens diversos como eletrônicos, roupas e produtos para a casa. A reunião entre Nilton Hang e a direção do Sindicato dos Comerciários deve acontecer na quinta-feira. Se houver acordo, o próximo passo é a compra da área. Após a liberação do alvará, a Havan afirma que em 90 dias inaugura a loja em Santa Cruz do Sul, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2019. A rede é famosa por ter uma arquitetura peculiar. As lojas são inspiradas na Casa Branca e, em frente, há uma réplica da estátua da liberdade.  

O QUE DIZ A PREFEITURA
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, relatou, em entrevista à Rádio Gazeta, que o Município vê como positiva e apoia a instalação da Havan em Santa Cruz do Sul. De acordo com ele, o empreendimento é importante para a geração de emprego e renda, além de ser uma oportunidade de potencializar Santa Cruz como um polo regional e estadual de compras e atrair outros investidores. “Esta é uma operação que não deve ser vista como prejudicial, mas sim como uma forma de complementar todos os outros estabelecimentos que temos”, salientou. 

Cechinato ainda destacou o número de empregos novos que devem ser criados já no início da operação da loja e também o valor do investimento que será feito durante o processo de instalação no município. Além disso, observou que a Prefeitura sempre incentiva e busca por empresas de qualquer segmento que tenham interesse em investir e gerar empregos em Santa Cruz. De acordo com ele, o Município está confiante em relação às tratativas que vão acontecer entre a Havan e o Sindicato dos Comerciários.

Publicidade

LEIA MAIS: Grupo de empresários quer trazer unidade da Havan para o município

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.