Sindilojas 06/02/2019 07h24 Atualizado às 10h56

Lojistas votam contra abertura do comércio aos domingos e feriados

Empresários afirmam que são a favor da instalação da Havan no município

Lojistas de Santa Cruz do Sul votaram, na manhã desta quarta-feira, 6, contra a abertura do comércio aos domingos e feriados. A decisão unânime foi tomada em assembleia, realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), no auditório da sede da entidade. No entanto, de acordo com o Sindilojas, os empresários são a favor da instalação da Havan no município, com o horário diferenciado. A decisão desta quarta vale somente para as demais lojas de Santa Cruz.

LEIA MAIS: Vereadores defendem vinda da Havan na primeira sessão

"A preocupação do Sindilojas foi não só proporcionar esse acordo com a Havan, mas também com os demais lojistas de Santa Cruz do Sul. O que foi decidido na assembleia é que, em um primeiro momento, os lojistas não vão aderir a esse acordo relativo aos domingos e feriados. Vamos deixar isso para um segundo momento. Mas um fato importante dessa assembleia é que todos os lojistas foram favoráveis à vinda da Havan, que é um apelo da comunidade", comentou o presidente do Sindilojas, Mauro Spode.

O encontro foi organizado após os comerciários votarem contra a abertura das lojas em domingos e feriados, que é o principal requisito para a empresa Havan poder abrir uma filial no município. Nesta quarta, foi ouvida a opinião dos donos de lojas sobre a mudança. 

Com a decisão de hoje, a negociação para a abertura de uma das lojas da Havan será feita entre o Sindilojas, que vai representar a empresa, e o Sindicato dos Comerciários. Conforme Spode, as tratativas iniciam ainda nesta quarta, mas não há previsão para serem concluídas. Já os demais lojistas de Santa Cruz devem retomar a discussão sobre o funcionamento aos domingos e feriados apenas em novembro.