Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EXÉRCITO

7º BIB incorpora nova turma do NPOR em Santa Cruz

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Regimento Gomes Carneiro, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, a solenidade de incorporação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). A turma de 2019 conta com 20 alunos, que pelos próximos dez meses passarão por instruções ministradas no período da manhã. Ao final do período, esses jovens terão a oportunidade de se tornarem aspirantes a Oficial de Infantaria do Exército Brasileiro. O evento no pátio do quartel reuniu familiares e amigos dos alunos, além de militares e convidados.

Conforme o comandante do 7º BIB, coronel de infantaria Christian Augusto dos Santos Cravo, será um ano de atividades intensas, em que serão trabalhados atributos físicos, morais e intelectuais para que, no fim do período, os jovens estejam aptos a comandar um pelotão. Cravo ainda fez uma analogia à arma de infantaria, que possui a peculiaridade de combater em todos os tipos de terreno e condições meteorológicas. “Hoje estamos recebendo esta chuva, que também simboliza um ano de muitos desafios, dificuldades e trabalho, mas também de alegrias e vitórias”, discursou. 

O major Jonas Molz, do Estado Maior do Batalhão, destaca que o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) trabalha uma formação diferenciada, ressaltando atributos como chefia e liderança. Além disso, reforça que a formação prepara também para a vida civil, tornando os futuros aspirantes mais maduros e com maior responsabilidade. Segundo Molz, que foi instrutor chefe do NPOR por quatro anos, todos os jovens com 18 anos podem concorrer a uma vaga no núcleo: o primeiro passo é comparecer à Junta de Serviço Militar para efetuar o alistamento militar.

Publicidade

Como ingressar no NPOR?

Primeira Etapa
O processo de seleção para ingresso no NPOR é dividido em etapas. Os candidatos devem atender, inicialmente, aos seguintes requisitos:

  • Ter realizado o alistamento militar inicial na Junta de Serviço Militar (JSM);
  • Estar matriculado no 3º ano do ensino médio, ter concluído o ensino médio ou ser universitário;
  • Residir em Santa Cruz do Sul ou nos municípios tributários;

Segunda Etapa (com caráter eliminatório)

Publicidade

  • Ser considerado apto nas Inspeções de Saúde das Seleções Geral/Especial e no Teste de Aptidão Física;
  • Ser considerado apto e, posteriormente, indicado pela Comissão Especial de Seleção, composta por militares do NPOR e subordinada à 3ª Região Militar, conforme legislação vigente.

Terceira etapa  (com caráter eliminatório)

  • Uma entrevista

Quarta etapa (com caráter eliminatório)

  • Exame intelectual, constituído de redação e prova objetiva (matemática, português, geografia e história), nível 3º ano do ensino médio. 

Quem são os alunos

Adão Gabriel Muniz
Arthur Henrique Pagel
Augusto do Amaral Nagel
Camilo Gonzatti Pedro
Diego Frantz Lawisch
Douglas Yan Beling
Eduardo Gustavo Grunevald
Felipe Manica Herzog
Gabriel André Gorck
Gabriel Artur Kroth
Guilherme José Kelzenberg
Gustavo Henrique Machado
Henrique Aquino Dos Santos
João Guilherme Mazurkievicz da Silva
Kaleu Augusto Jantsch Franco
Kevin Eduardo Kellermann
Lucas Rodrigues
Marcelo Michelon
Rodrigo Antônio Costa
Tiago Nunes Ferreira

Publicidade

Saiba mais

As instruções do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) são ministradas no período da manhã, durante aproximadamente dez meses. Nas férias do meio do ano, essas instruções transcorrem também à tarde. O objetivo desse regime de trabalho é motivar o aluno para que também obtenha o melhor rendimento em seu respectivo curso do ensino universitário.

Foto: Lula Helfer
Foto: Lula Helfer
Foto: Lula Helfer
Foto: Lula Helfer

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.