Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Santa Cruz tem mais três casos confirmados de leptospirose

A Secretaria de Saúde informou nesta sexta-feira, 15, que três casos de leptospirose foram confirmados em Santa Cruz do Sul. No dia 1º, um grupo de adolescentes invadiu uma área particular no Bairro Monte Verde para tomar banho em um açude. Alguns deles apresentaram sintomas da doença e procuraram a UBS do Bairro Margarida. Porém, o quadro se agravou e quatro precisaram ser internados no Hospital Santa Cruz.

Até o momento, três adolescentes tiveram o diagnóstico confirmado após teste realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Um ainda aguarda confirmação, já que a amostra foi enviado somente nesta sexta-feira para Porto Alegre. 

Neste ano, Santa Cruz já registrou 24 casos suspeitos. Desse total, dez foram confirmados, sete foram descartados e sete aguardam pelo resultado de análise. A Vigilância Sanitária fará uma pesquisa para tentar identificar o foco da doença. Técnicos da Secretaria de Saúde farão a coleta da água do açude para análise.

Publicidade

Cuidado com a transmissão

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, ressalta que a transmissão é feita por meio da urina de roedores, o que se agrava em dias de chuva. “Toda vez que alguém entra em contato com a água, seja em açudes, lagos, rios, cachoeiras ou até mesmo em contato com a lama de enchentes, deve se preocupar com a contaminação pela bactéria Leptospira.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.