Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Oftalmologia tem 38% de ausências em Santa Cruz do Sul

A quantidade de pessoas que encaminha consultas oftalmológicas, mas não dá sequência ao procedimento, aumentou em Santa Cruz do Sul. Somente em janeiro foram quatro ausências para cada dez consultas solicitadas via Sistema Único de Saúde (SUS). São pacientes que manifestaram interesse em receber atendimento especializado, mas não se deslocaram à Central de Regulação e Agendamento para retirar a requisição com data e hora da consulta, ou que não foram à consulta.

LEIA MAIS: Consultas oftalmológicas a distância devem zerar fila de espera

Conforme o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, das 562 pessoas chamadas para receber atendimento na especialidade em janeiro, 100 não apareceram na Central de Regulação. Já das 462 que foram retirar o documento, 114 faltaram à consulta. Essas 224 ausências representam 38,08% do total de procedimentos solicitados na área. Enquanto isso, 3,2 mil pacientes estão na fila de espera da Oftalmologia.

Publicidade

“Toda vez que uma pessoa falta a uma consulta ou não vai retirar a requisição, tira o lugar de alguém que precisa mesmo de atendimento. Além disso, é desperdício de dinheiro público, já que médicos e outros profissionais estiveram envolvidos para aquela finalidade.” Outro detalhe lembrado pelo secretário é a exclusão da demanda. Ou seja, o paciente, quando não retira a requisição ou não comparece à consulta, tem sua demanda excluída do sistema.

Entre as ações que serão implementadas pela Secretaria de Saúde para evitar que as ausências sigam crescendo está um aplicativo que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre. “A nossa ideia é tirar esse processo do papel e levar para o digital. Como as pessoas estão sempre mexendo em seu smartphone, as chances de esquecer são menores.”

Conforme o responsável pela pasta, o app vai reunir toda a ficha médica do paciente, incluindo vacinas e procedimentos agendados. Outra medida tomada pela secretaria é a contratação de duas telefonistas para atuar no serviço de ligar e lembrar os santa-cruzenses de seus compromissos com a saúde. “Também começamos a enviar SMS para os pacientes”, lembra Régis.

Publicidade

Ausência crescente

  • Outubro 2018

De 250 encaminhamentos, 66 ausências foram notificadas

  • Novembro 2018

De 407 encaminhamentos, 89 ausências foram notificadas

Publicidade

  • Dezembro 2018

De 355 encaminhamentos, 115 ausências foram notificadas

  • Janeiro 2019

De 462 encaminhamentos, 114 ausências foram notificadas

Não vai à consulta? avise!
O paciente que não puder comparecer deve ligar para o posto de saúde onde encaminhou a consulta e informar que não terá condições de se deslocar à Central de Regulação ou ao Hospital Santa Cruz (HSC), onde acontece boa parte das consultas hoje. A orientação é que o usuário avise, pelo menos, 24 horas antes do compromisso marcado. “É para que possamos avisar o próximo paciente que está na fila”, esclarece Régis de Oliveira Júnior.

Publicidade

Site vai informar disponibilidade de medicamentos
A partir da próxima segunda-feira, o site da prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) vai disponibilizar a lista de medicamentos da farmácia do Estado que estão em falta. Conforme o secretário Régis de Oliveira Júnior, a ideia é evitar o deslocamento desnecessário dos pacientes.

Faltas até no mutirão
Outro episódio que demonstrou a falta de comprometimento da população foi o mutirão de Oftalmologia para crianças carentes que aconteceu no ano passado. Dos 190 pacientes selecionados por meio do Programa Saúde na Escola, 70 não compareceram ao dia de avaliações, resultando em uma abstenção de 36,8%. Organizada com o apoio das secretarias de Saúde e Educação, a ação vai distribuir 68 óculos. Os utensílios, disponibilizados gratuitamente pelas Óticas Diniz, serão entregues em 6 de março.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.