Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pente-fino

Casas noturnas são interditadas durante vistoria em Santa Cruz

Uma força-tarefa com cerca de 25 pessoas realizou na manhã desta quarta-feira, 27, uma ação de fiscalização em duas casas noturnas como parte do pente-fino realizado em Santa Cruz do Sul. A operação, que já interditou duas boates na última semana, tem como objetivo a prevenção contra incêndios e demais incidentes. Nesta quarta, a ação resultou na interdição dos dois locais vistoriados.

A primeira casa noturna fiscalizada nesta manhã foi interditada por 24 horas. A Level Louge Club, que fica na Rua Marechal Floriano, teve as atividades suspensas pelo Corpo de Bombeiros. Foram encontrados extintores vencidos e irregularidades na saída de emergência, na iluminação e no alarme de incêndio. O local foi liberado nessa quinta-feira, após nova vistoria dos bombeiros.

No mesmo estabelecimento, a Prefeitura aplicou três notificações: a placa de informações estava desatualizada; alvará sanitário vencido; e havia irregularidades no controle de consumo na boate. Como a documentação para o alvará já estava encaminhada, o documento deve ser emitido no prazo de 30 dias.

Publicidade

Conforme o secretário de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, que comanda a operação, casas com capacidade para mais de 200 pessoas não podem controlar o consumo com a opção de pagamento ao sair da festa – como era praticado no local vistoriado. É preciso trabalhar com as opções de compra de fichas para bebidas e outros produtos, ou um cartão pré-carregado, que é descontado ao decorrer do consumo. O estabelecimento de Santa Cruz terá um prazo para adequar o controle e demais irregularidades.

O proprietário da Level, Felipe Bender, informou que os pontos seriam corrigidos imediatamente e que nenhuma das festas será alterada, já que a próxima atividade está marcada para o dia 9 de março. O empresário elogiou a ação, afirmando que a operação é muito importante para a segurança. “É muito interessante, até para conscientizar sobre coisas que passam despercebidas, algumas coisas que não nos damos conta”, comentou, sugerindo que as vistorias deveriam ser, inclusive, mais frequentes.

O segundo local vistoriado também foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. O Fortaleza Show Club recebeu notificações da Prefeitura, por problemas na placa de informações e porque o alvará não estava exposto. Por parte dos bombeiros, houve a interdição por 24 horas, por irregularidades nos extintores de incêndio e saída de emergência. O local segue sem atividades até a regularização dos pontos citados.

Publicidade

Contatado pelo Portal Gaz, o proprietário da casa noturna, Robinson Schreiner, se disse indignado com a interdição. “É uma coisa absurda. Tenho toda a papelada em dia. Estou indignado. Vou ter que arrancar uma porta de vidro e um detector de metal, que dava segurança para o povo. Eu tenho tudo em dia, mas eles sempre acham alguma coisa”, disse. Ele informou que a interdição não afetará a próxima festa, na sexta-feira, e que os pontos serão corrigidos o mais breve possível. 

A vistoria

Os funcionários das secretarias da Fazenda e Administração, Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Vigilância em Saúde e Sanitária, além de outros servidores da Prefeitura, iniciaram o trabalho por volta das 9h45. Os dois locais vistoriados ficam no Centro e Bairro Arroio Grande. A ação foi finalizada por volta do meio-dia.

Publicidade

Nas vistorias, a equipe verifica se os locais possuem alvará de funcionamento, alvará sanitário, Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), saídas de emergência, extintores, capacidade de público e isolamento acústico. Já antes da primeira ação, a secretaria de Administração percebeu um aumento no número de pessoas procurando o setor de alvarás da Prefeitura, desde a divulgação do pente-fino.

LEIA MAIS: Nova fase de operação em casas noturnas ocorre nesta quarta-feira

Foto: Rafael Cunha
Foto: Rafael Cunha
Foto: Rafael Cunha

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.