Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Telmo mexe no primeiro escalão; veja quem entra e quem sai

Tem mudança no primeiro escalão do governo de Santa Cruz do Sul. O prefeito Telmo Kirst (PP) anunciou no fim da manhã desta terça-feira, 19, que Profe Guiomar assume a Secretaria de Políticas Públicas no lugar de Aretusa Scheibler, que passa a comandar a Secretaria de Habitação. Com isso, Helena Hermany deixa de ser secretária municipal e fica somente com o cargo de vice-prefeita.

Segundo o Palacinho, Guiomar Rossini Machado é filiada ao PTB mas deve deixar o partido ainda nesta terça-feira. Em 2016 ela concorreu a vereadora e fez 1.222 votos. Profe Guiomar é diretora eleita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Hildebrand, no Bairro Progresso, função que deixa de exercer também ao longo do dia. A escola passa a ser comandada pela vice-diretora, Márcia Regina Melchior Landim.

Por meio de nota, Telmo disse que a entrada de Guiomar no governo significa “novos ares na política local”. “É preciso dar espaço para novas pessoas, com novas ideias para revigorar a política santa-cruzense. Guiomar é uma mulher que tem preocupação com as populações carentes e, não tenho dúvidas, fará um belíssimo trabalho à frente da Secretaria de Políticas Públicas”, informou o prefeito.

Publicidade

Profe Guiomar fica na vaga de Aretusa Scheibler (SD), que no ano passado foi guindada do segundo escalão da Secretaria Municipal da Fazenda para comandar a pasta de Políticas Públicas. Ela é esposa do vereador André Scheibler (SD) e tem atuação destacada pelos colegas de governo. Com a mexida, Aretusa vai para a Secretaria Municipal de Habitação, até então acumulada pela vice-prefeita Helena Hermany (PP). Ela fica então exclusivamente como vice-prefeita, informa a nota do Palacinho, sem maiores justificativas.

Como pano de fundo desta nova dança das cadeiras promovida por Telmo no alto escalão do governo está o início das articulações com vistas à eleição municipal de 2020. Nas últimas semanas ele vem apontando artilharia para possíveis adversários, como a família Hermany e o vereador Alex Knak (MDB). Com a saída de Helena da secretaria, os Hermany ficam com quase nenhuma influência no governo. Duas semanas atrás o advogado Henrique Hermany, presidente do PP na cidade, pediu demissão da Secretaria Municipal de Segurança para tocar projetos pessoais. No momento ele é o nome do PP para disputar a Prefeitura no ano que vem.

LEIA MAIS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.