Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rizicultura

Dia do arroz teve programação voltada para o setor na mostra

O Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) reuniu rizicultores de todo o Estado nessa quinta-feira durante o Dia do Arroz, na 19ª Expoagro Afubra. A programação voltada ao setor contou com três estações de campo e degustação de alimentos à base do grão. Na primeira parada nas lavouras demonstrativas, os técnicos apresentaram o manejo de cultivares de arroz, com foco na adubação. Nessa estação foi apresentada a nova cultivar Irga 431 CL, lançada no ano passado e que hoje está nos campos de semente. “Na próxima safra teremos sementes disponíveis para 150 mil hectares comerciais”, revela o agrônomo Pedro Hamann, coordenador regional do Irga.

A variedade tem ciclo mais precoce e promete alta produtividade, qualidade dos grãos, controle do arroz vermelho e resistência ao brusone, uma das mais relevantes doenças dessa cultura. Na segunda estação, os visitantes puderam aprender mais sobre o manejo de plantas daninhas, que vêm apresentando alta infestação nas áreas produtivas e mais resistência aos herbicidas.

Já na última estação, os técnicos abordaram o manejo de soja em terras baixas como benefício à lavoura arrozeira. Além de garantir uma plantação mais limpa e produtiva, a rotação com a soja garante a diversificação, com mais lucro para quem produz. “O boom da soja começou há aproximadamente seis anos, graças a melhorias no sistema de drenagem e nos aspectos físicos do solo”, explica. A identificação de cultivares mais tolerantes ao excesso hídrico igualmente contribui para o manejo. Hoje, o Irga mantém o Projeto Soja 6000, que estimula o melhor manejo da oleaginosa em terras arrozeiras. No estante da entidade, à esquerda do pórtico de entrada, 15 pessoas, entre técnicos e pessoal de apoio, trabalham para receber os visitantes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.