Você concorda? 05/04/2019 19h53

Deputado quer dar nome a viaduto para homenagear santa-cruzense

Adolfo Brito protocolou nesta semana um projeto para denominar a obra em Santa Cruz

O deputado Adolfo Brito protocolou nesta semana um projeto de lei para denominar o viaduto do Fritz e Frida, na RSC-287, em Santa Cruz do Sul, de Viaduto Engenheiro Ernesto Kurt Lux. A homenagem foi solicitada pelo vereador Hildo Ney Caspary.

“Temos certeza de que a sugestão que nos foi enviada pelo atuante vereador Hildo Ney é uma justa homenagem a uma pessoa que demonstrou grande trabalho e de extrema importância à infraestrutura do Estado e, em especial, a comunidade de Santa Cruz do Sul”, afirmou o deputado Brito.

LEIA MAIS: Nome do viaduto gera discordância em Linha Santa Cruz

Quem foi Lux

Ernesto Kurt Lux nasceu em Santa Cruz do Sul em 1913. Foi engenheiro civil, com especialização em Administração Rodoviária, nos Estados Unidos. Trabalhou na Diretoria de Viação Terrestre da Secretaria de Obras Públicas, responsável pela construção das pontes na estrada que liga Santana do Livramento a Rosário. É considerado um dos fundadores do Daer, em 1938, órgão ao qual ficou ligado até 1971. Foi um dos responsáveis pelas principais rodovias da região. De cunho social, teve atuação em diversas instituições, como Apae, Rotary Club, Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, entre outros. Lux faleceu em 2010.