Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cuidado

Aparição de insetos assusta moradores do Bairro Várzea

A manhã deste sábado, 13, foi de susto para a moradora de Santa Cruz do Sul, Deise Clarisse Rodrigues, de 54 anos. Quando saiu para o pátio da casa onde mora com os filhos, se deparou com um ninho de insetos na cobertura da piscina. E o pior: o número de animais aumenta a cada minuto.

Assustada, a professora acionou o Corpo de Bombeiros, que irá até o local quando a noite cair. Até lá, Deise se trancou em casa com os filhos e animais de estimação. “Estamos monitorando nossos cinco gatos e duas cadelas. O ninho é muito grande e está aumentando a cada hora”, comentou.

Ela conta que ainda durante a semana passada alguns insetos apareceram pelas redondezas, mas nada muito preocupante. Da noite para o dia, o ninho cresceu a ponto de assustar a moradora da Rua Pastor Becker. Deise suspeita que o grupo seja formado por vespas.

Publicidade

Dicas

A atitude da professora, de acionar os Bombeiros, é a mais indicada nestes casos. Conforme o segundo sargento do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, Alcindo Machado, é importante que os moradores nunca tentem mexer nos insetos. “O mais importante é isolar a área e acionar os bombeiros, já que temos técnicas para resolver o problema”, explicou.

O serviço será realizado durante a noite na casa de Deise – como em todas as ocorrências deste tipo -, porque abelhas e vespas são mais ativas durante o dia, se aglomerando na luz durante a noite e facilitando o trabalho dos profissionais. “Assim, é mais fácil dos insetos não se espalharem”, comentou o segundo sargento.

Além disso, a baixa circulação de pessoas na parte da noite e o maior controle das luzes também auxilia a remoção dos animais. Além dos Bombeiros, no 193, é possível acionar a Guarda Municipal, no 153.

Publicidade

No Centro

Durante a semana, uma aglomeração de vespas também chamou a atenção no Centro de Santa Cruz. Cerca de 50 mil insetos circulavam nas imediações da Rua Ramiro Barcelos e atacavam pedestres e motoristas. A situação foi analisada por biólogos da Unisc, que identificaram os insetos como vespas polybia.

LEIA MAIS: Enxame com 50 mil vespas será removido do Centro de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.