Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Professora da Unisc é a única selecionada no Brasil para bolsa de estudos nos EUA

A subchefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cristiane Lindemann, foi a única docente selecionada em todo o Brasil para uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Por meio do programa acadêmico do governo americano, Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Scholars, a professora irá para a Arizona State University estudar no Institute on Journalism and Media. Ela embarca no dia 2 de junho e retorna em 13 de julho. Toda a viagem será custeada pelo governo americano.

Durante o programa, Cristiane estudará temas como desinformação, alfabetização midiática, ética jornalística e direitos e responsabilidades da imprensa, além do impacto da tecnologia no jornalismo. “São assuntos contemporâneos, que espero poder discutir juntamente com os demais participantes e, posteriormente, levar para a sala de aula na Unisc”, comenta.

O objetivo da experiência é oportunizar aos professores selecionados de diferentes países a vivência da realidade e da cultura dos Estados Unidos e o desenvolvimento dos estudos em uma universidade americana de excelência na área em que atuam. Além disso, os docentes farão pesquisas e visitas e participarão de estudos compartilhados.

Publicidade

Cristiane também pretende entender como funciona o jornalismo nos Estados Unidos. “Acredito que a minha participação no programa, junto ao Institute on Journalism and Media, terá grande importância para uma compreensão mais profunda dos papéis que o jornalismo e a mídia desempenham na sociedade americana, oportunizando a reformulação de práticas pedagógicas e enriquecendo o meu repertório enquanto jornalista e pesquisadora”, ressalta.

Segundo a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, Cristiana Mueller, a seleção de Cristiane reflete o reconhecimento do ensino da Unisc. “Termos, por dois anos seguidos, os únicos professores selecionados no Brasil mostra a qualidade do nosso corpo docente e reforça que somos capazes de interagir internacionalmente e estreitar ainda mais os laços com o governo americano e com os Estados Unidos”, comenta.

Em 2018, as professoras da Unisc, Fabiana Quatrin Piccinin e Graziele Betina Brandt, foram as contempladas com a mesma bolsa de estudos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.