Expectativa 22/04/2019 10h54

Projeto que cria cotas em concursos da Prefeitura deve ser votado hoje

Vereadores terão que se decidir entre cotas para pessoas negras, cotas para pessoas de baixa renda ou um meio termo (pessoas negras e de baixa renda)

Deve ir à votação nesta segunda-feira, 22, o projeto de lei que cria cotas nos concursos públicos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Pelo menos é o que espera o líder do governo na Câmara, vereador Gerson Trevisan (PSDB). "A intenção é levar à votação hoje", garantiu ele, mesmo com o ingresso de dois substitutivos protocolados na semana passada pelo vereador Hildo Ney Caspary (PP).

LEIA MAIS: Projeto de cotas raciais em concurso da Prefeitura volta à Câmara

Agora, os vereadores terão que se decidir entre três caminhos: cotas para pessoas negras, cotas para pessoas de baixa renda ou um meio termo (pessoas negras e de baixa renda).

No ano passado, quando a Prefeitura entrou com o projeto pela primeira vez, um grupo de vereadores, entre eles Hildo Ney, articulou um nova versão substituindo o critério racial pelo social, que acabou aprovada no plenário. O prefeito Telmo Kirst (PP), porém, vetou a matéria alegando inconstitucionalidade e o veto foi acolhido.

LEIA MAIS: Cotas e igualdade: qual é o caminho?