Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Família protesta contra negligência em atendimento médico em Santa Cruz

A família de Dorvalina Jurema Alves, de 62 anos, realizou um protesto nesta terça-feira, 30, em frente à Estratégia Saúde da Família do Bairro Margarida (ESF), na Rua Lothário Heuser, em Santa Cruz do Sul. A mulher está internada em estado grave na UTI do Hospital de Caridade e Beneficência, de Cachoeira do Sul, desde a última quinta-feira, com um dreno no cérebro por conta de um aneurisma.

“Minha tia está entre a vida e a morte. O que complicou o caso dela foi a demora no atendimento. Ela estava com sangue no cérebro desde quinta-feira. Se uma tomografia tivesse sido feita no sábado, o estado dela não teria se agravado”, afirma a técnica em enfermagem, Márcia Wermuth, sobrinha de Dorvalina. A situação foi publicada na última sexta-feira pelo Portal Gaz, com um relato da filha, Jamile Teixeira.

Márcia ressalta que Dorvalina não está respondendo à drenagem, o que impede a cirurgia no cérebro para a remoção de nódulos detectados em uma tomografia. “Não queremos julgar ninguém, encontrar culpados. Sabemos que todo atendimento tem uma porta de entrada, mas queremos alertar para que isso não aconteça com outras famílias. Não é o primeiro caso, são recorrentes. Se não vamos para a mídia, não acontece nada. Faltou um cuidado maior no atendimento, um tratamento humanizado. Foi um caso de negligência”, desabafa.

Publicidade

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

“Tomamos conhecimento do caso pelas redes sociais na noite da última quinta-feira. Determinei aos funcionários da Secretaria de Saúde a abertura de um processo administrativo para apurar os fatos, o que foi feito na manhã de sexta-feira. Na tarde de sexta-feira, estive no ESF Margarida ouvindo os funcionários e buscando entender o que aconteceu. Nossa prioridade é e sempre será garantir o atendimento digno a quem precisa. Confio nos nossos servidores. Eles atendem diariamente 1,3 mil pessoas. São aproximadamente 33 mil por mês. E cada um desses atendimentos importa. Vamos apurar com rigor esse caso, identificar as possíveis falhas e corrigir o procedimento. Mas antes de julgar ou apontar culpados, é preciso averiguar tudo. Estamos muito preocupados com a situação porque envolve uma vida em risco, por isso posso garantir que haverá rigor na investigação do caso. Também solicitei informações aos hospitais Santa Cruz (Pronto Atendimento-PA) e Ana Nery (UPA) sobre os atendimentos da paciente nas unidades de saúde. Estamos fazendo todos os esforços para garantir o atendimento adequado, mas sabemos das fragilidades. Por isso muitas medidas já foram adotadas como Portas Abertas e expansão de horários em algumas Unidades de Saúde. Há projetos tramitando na Câmara de Vereadores para serem aprovados, como por exemplo, incentivo para residência médica em Saúde da Família e processo seletivo para contratação de médicos”, Régis de Oliveira Júnior, secretário municipal de Saúde.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.