Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Comissão discute programação para os 170 anos da imigração alemã

Uma comissão de lideranças de diversos setores da comunidade local está definindo programação de eventos e festividades para marcar a passagem dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, data a transcorrer em 19 de dezembro de 2019. A iniciativa é do Rotary Cidade Alta, de Linha Santa Cruz, cuja abrangência é justamente a região da chamada Alte Pikade, localidade do município na qual se estabeleceram os primeiros imigrantes, que chegaram em 1849 àquela área, então pertencente a Rio Pardo.

O grupo de trabalho é integrado por cerca de dez pessoas e realizou encontro de planejamento na manhã de sexta-feira, na sede do Rotary, no prédio da antiga cooperativa de Linha Santa Cruz, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, via que cruza toda a região da colonização original. Conforme Paulo Afonso Trinks, responsável pelo protocolo do Rotary Cidade Alta, presidido por Fernando Rovedder, a intenção foi convidar e congregar lideranças de diferentes áreas culturais para avaliar e definir ações e programas a fim de marcar de maneira festiva a importância da data, salientar e valorizar o legado dos imigrantes.

Entre os membros da comissão estão José Carlos Azambuja, integrante do Rotary; Nasário Eliseu Bohnen, diretor de Cultura do município; Lissi Bender, professora, que reside na Alte Pikade; Luciana Tremea, professora do curso de Turismo da Unisc; Ricardo Bringmann, presidente da Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc); Silvani Janice Frantz, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo; Maria Luiza Rauber Schuster, pesquisadora e diretora do Museu do Colégio Mauá; Romar Rudolfo Beling, jornalista da Gazeta Grupo de Comunicações; e Pedro Thessing, vice-presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo e integrante da Comissão Executiva da Oktoberfest.

Publicidade

Próximo passo

Em encontros ao longo das próximas semanas, a comissão pretende definir e estruturar a série de programações, a ser desenvolvida a princípio em data específica, dia 16 de novembro, na comunidade, mas com ações diversas ao longo do ano. Participaram do encontro, coordenado por Trinks, também o secretário municipal de Turismo, Edemilson Severo, e a assessora de projetos especiais da pasta, Marcielli Lilian Trevisan.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.