Grito de Alerta 14/05/2019 22h46 Atualizado às 14h26

Sob chuva, agricultores se mobilizam em Santa Cruz nesta quarta

Manifestação cobra a manutenção de direitos previdenciários e o acesso a recursos do Pronaf, entre outras reivindicações

Ocorreu nesta quarta-feira em Santa Cruz do Sul o 9º Grito de Alerta, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS). A programação, que conta com o apoio das macrorregionais Centro e Missões Fronteira Noroeste, regionais sindicais e sindicatos dos trabalhadores rurais, reuniu12 mil pessoas de todo o Estado.

Conforme o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a pauta central foi a valorização dos agricultores familiares e assalariados rurais e a contrariedade do setor em relação à reforma da Previdência. A concentração das caravanas aconteceu em frente ao Parque da Oktoberfest às 8 horas. Já a caminhada foi às 10 horas. 

Por volta das 14 horas, os manifestantes saíram da Rua Ernesto Alves, seguiram pela Rua Júlio de Castilhos e depois pela Venâncio Aires até o Parque da Oktoberfest, onde uma assembleia deve encerrar os protestos. 

Foto: Leandro Porto/Rádio Gazeta
Foto: Leandro Porto/Rádio Gazeta
Foto: Leandro Porto/Rádio Gazeta

 

Trânsito

Em função do ato, a Prefeitura bloqueará o trânsito no trecho da Rua Galvão Costa defronte do Parque da Oktoberfest a partir das 7 horas. Depois das 10 horas, com o início da caminhada, haverá o fechamento das vias transversais que cortam a Rua Marechal Deodoro, nas quadras entre a Marechal Floriano e a Thomaz Flores. O mesmo ocorrerá quando o grupo seguir pela Ramiro Barcelos, com o bloqueio das transversais entre a Júlio de Castilhos e a Fernando Abott.

A Rua Ernesto Alves ficará interrompida totalmente para a circulação de veículos defronte do INSS entre 10 e 16 horas, para a concentração dos produtores rurais e participantes do ato. O retorno até o Parque da Oktoberfest será pela Rua Venâncio Aires, entre 15 e 16 horas. A equipe de fiscalização do trânsito também dará apoio no deslocamento das duas caravanas de tratores que virão do interior no início da manhã. Uma sairá de Linha Nova e terá acompanhamento a partir do Acesso Grasel. A outra virá de Cerro Alegre Alto e contará com apoio da fiscalização a partir da Padaria Helfer.
 


 

Programação

8 horas: início da recepção das caravanas no Parque da Oktoberfest.
9 horas: abertura oficial.
10 horas: início da caminhada pelas ruas de Santa Cruz do Sul.
12 horas: parada para almoço e ações em frente à agência do INSS, com pronunciamentos de autoridades políticas.
14 horas: caminhada até o Parque da Oktoberfest e  assembleia de encerramento.

Principais pautas

  • Manutenção dos direitos previdenciários adquiridos pelos trabalhadores e trabalhadoras na Constituição Federal de 1988.
  • Garantia de recursos financeiros para o Plano Safra 2019/20 com juros acessíveis nos financiamentos de custeio e investimento.
  • Desburocratização e ativação imediata do Crédito Fundiário e Acesso à Terra.
  • Garantia de recursos financeiros para a reativação imediata do Programa Nacional de Habitação Rural.
  • Garantia de renda aos agricultores familiares que têm em sua base a produção de alimentos.

LEIA MAIS: Grito de Alerta deve reunir cerca de 12 mil pessoas em Santa Cruz