Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Força-tarefa contra a dengue vai visitar quase 7,5 mil residências

A força-tarefa criada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Ação e Controle das doenças causadas pelo Aedes aegypti, irá visitar quase 7,5 mil residências de Santa Cruz do Sul para combater os focos do mosquito da dengue e orientar a população sobre as práticas corretas que podem evitar o aparecimento de novos casos de dengue no município. São 4049 residências no Bairro Santo Inácio e 3411 no Universitário.

Agentes de endemias, comunitários e da Defesa Civil; fiscais de trânsito; servidores da Guarda Municipal; operários e motoristas do quadro de servidores e funcionários da Unidade Central de Fiscalização Externa contarão com o apoio do Exército, por meio do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). Serão 90 soldados e 10 oficiais atuando na conscientização sobre a dengue. As ações de combate e prevenção começam amanhã.

Hoje a equipe da Saúde participa de dois treinamentos, o primeiro deles foi das 9 às 11 horas, no 7º BIB, com os militares. À tarde será a vez de os servidores passarem por treinamento na Câmara de Vereadores, das 14 às 16 horas. “Nós iremos capacitar o servidor público para identificar focos do mosquito e ajudar no combate à dengue”, destaca o titular da Saúde, Régis de Oliveira Júnior.

Publicidade

Foto: Luiz Fernando Bertuol/SECOM

 

NÚMEROS
Ao todo, 300 pessoas vão fazer parte da força-tarefa contra a dengue, divididas em cerca de 60 equipes. No Santo Inácio a previsão é de que as equipes passem por 292 terrenos baldios, 4049 residências, onde residem 5867 pessoas. Já no Universitário são 106 terrenos baldios, 3411 residências com 4100 moradores.

Nos dois bairros, os grupos irão percorrer 98 ruas, a partir das 8 horas. São 63 ruas no Bairro Santo Inácio e outras 35 do Universitário. Os operários também irão recolher materiais que possam ser criadouros, como pneus e outros recipientes. Os objetos devem ser deixados em frente às casas. Entretanto, a secretaria ressalta que não serão recolhidos outros materiais, como sofás e galhos.

Publicidade

VISITAS
Serão feitas visitas a todos os imóveis públicos e particulares, para eliminação do mosquito e de seus criadouros. O acesso a locais desocupados, que eventualmente estiverem fechados, poderá ser por meio de arrombamento. Nestes casos, o município arcará com as despesas de recuperação do imóvel. Em locais nos quais os proprietários proíbam a entrada da fiscalização, a Brigada Militar dará o suporte às equipes do Município.

Em locais fechados, mas que tenham indícios da presença de focos de mosquito, a entrada será forçada, tanto em imóveis públicos quanto particulares. Nos casos de abandono, ausência ou recusa ao acesso de agente público, também.

A concentração das equipes acontece a partir das 7h30, na Escola Estadual Petituba. A ação deve ser realizada até as 17 horas, com a liderança do coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa.

Publicidade

Conforme a Secretaria de Saúde, os agentes de endemias serão responsáveis pela aplicação de larvicidas e os operários atuarão na coleta e recolhimento de entulhos que possam servir como criadouros. Agentes de saúde e militares do 7º BIB serão responsáveis pela entrega de materiais informativos e conscientização. Já uma equipe de fiscais deve atuar nas notificações de proprietários de terrenos baldios.

SURTO
Um novo boletim divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde elevou para 13 o número de notificações de suspeita de dengue em Santa Cruz. A atualização também aumentou a quantidade de casos confirmados. O Lacen, de Porto Alegre, elevou para cinco o número de casos de dengue em Santa Cruz. Com o crescimento das notificações, o município passa à classificação de surto de dengue. A presença do mosquito em grande quantidade enquadrava o município como infestado. Se houver um aumento substancial no número de confirmações, a classificação muda para epidemia. Além das cinco confirmações, outros cinco casos seguem em análise no Lacen e três foram descartados para a doença.

LEIA MAIS: Com aumento de notificações, Santa Cruz já tem surto de dengue

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.