Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Morador de Rio Pardo é diagnosticado com dengue

Um morador de Rio Pardo foi diagnosticado com dengue nessa semana. De acordo com a coordenadora de Vigilância e Epidemiologia da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Beanir Lara, o caminhoneiro, contraiu a doença durante uma viagem de trabalho. Por esse motivo, a situação é considerada um caso importado de dengue. O diagnóstico foi confirmado nessa sexta-feira, 17, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). 

O secretário de Saúde de Rio Pardo, Augusto Ferreira Pellegrini, explica que esse morador esteve, a trabalho, na divisa entre Minas Gerais e Goiás e ao retornar dessa viagem começou a apresentar sintomas da doença e, inclusive, parou para buscar atendimento em alguns pontos do trajeto. O homem teria retornado para Rio Pardo há cerca de duas semanas e por ainda apresentar alguns sintomas, procurou atendimento no hospital, onde realizou exames e recebeu orientações para o tratamento. 

“Já começamos com as medidas necessárias em relação ao caso. Sexta-feira esse cidadão recebeu uma visita da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, para ver as condições dele. Ele estava bem, não apresentava mais nenhum sintoma. As pessoas da família também não tinham sintomas da doença. No entanto, vamos continuar monitorando os familiares e outros contatos dele”, observa o secretário. 

Publicidade

De acordo com Pellegrini, equipes da Vigilância Ambiental de Rio Pardo farão uma vistoria nas residências localizadas no mesmo bairro desse morador. O objetivo é fazer uma varredura em cerca de 500 casas para encontrar possíveisfocos do mosquito Aedes aegypti. “Neste bairro não temos nenhum foco positivo até o momento, mas temos em outras áreas do município focos confirmados”, pondera. 

Conforme o secretário de Saúde, cerca de 40 profissionais – agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiros e fiscais de saúde da Vigilância sanitária – devem estar envolvidos nas ações que serão realizadas ao longo desta semana. Além disso, outras secretarias também devem participar das atividades. A expectativa é ainda realizar um mutirão de limpeza para o recolhimento de entulho.

Alerta

Publicidade

Para Pellegrini, apesar de o caso de dengue registrado em Rio Pardo ser importado, é necessário  ficar em alerta, porque o município tem algumas áreas com foco de mosquito confirmado. Além disso, ele lembra que a região como um todo tem a doença circulando. Ele menciona, além desse caso em Rio Pardo, o surto de dengue que está sendo registrado em Santa Cruz. Segundo o secretário a conscientização da população e a prevenção são elementos muito importantes para evitar novos casos da doença. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.