Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Linha Santa Cruz

Semana dos Alimentos Orgânicos evidencia nova realidade de produção

Foi aberta oficialmente nesta sexta-feira pela manhã, junto à Escola da Família Agrícola (Efasc), em Linha Santa Cruz, a Semana dos Alimentos Orgânicos. A promoção é da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP). Estiveram presentes em torno de 150 pessoas entre estudantes, professores, técnicos e agricultores. 
A ação da articulação contará com 18 atividades, entre seminários, debates, dias de campo, ao longo dos próximos 12 dias, em vários municípios da região, fechando no dia 5 de junho, com a expectativa de envolver diretamente cerca 1,5 mil pessoas.

Foi realizada uma mística organizada pela Efasc, com base na canção de Milton Nascimento e Chico Buarque “Cio da terra”, que aqueceu os participantes anunciando o que viria pela frente. Em seguida as entidades que formam a AAVRP se manifestaram sobre a importância da Semana dos Alimentos Orgânicos estar sendo feita de maneira conjunta e fortalecendo a AAVRP, formada por 21 entidades que trabalham com a produção orgânica e promoção da agroecologia na região.

Foto: Vandoir Sehn

 

Publicidade

No painel que abriu os trabalhos da Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO AAVRP/2019), foi abordada temática “A Agroecologia no contexto do Vale do Rio Pardo”, que contou com a contribuição da professora do PPGDR/Unisc, Virgínia Elisabeta Etges, do agricultor familiar agroecológico e fundador do “Grupo Eco da Vida” de Venâncio Aires (RS), Roque Finkler, e também outra componente do mesmo grupo, a egressa da EFASC e acadêmica do bacharelado em Agroecologia Uergs/AGEFA, Bruna Richter Eichler. 

O trio abordou as suas respectivas e diferentes trajetórias pessoais, profissionais e institucionais junto a agricultura familiar camponesa na região, bem como suas experiências e vivências na produção orgânica e promoção da agroecologia no Vale do Rio Pardo.

A avaliação da abertura da Semana de Alimentos Orgânicos da AAVRP/2019 foi muito positiva, segundo um dos coordenadores, Adair Pozzebon. “Hoje é dia de celebrarmos a partilha e também aquilo que pensamos e fazemos em conjunto, para fortalecer ainda mais a AAVRP”. O agricultor familiar Roque Finkler destaca que o momento em que a região vem passando, com cada vez mais atividades e entidades se organizando em torno da produção orgânica e agroecológica, é fruto de uma luta histórica.  “Essa luta sempre teve na produção de alimentos saudáveis uma possibilidade concreta de desenvolvimento”, aponta Finkler. 

Publicidade

Programação

  • Na próxima semana seguem atividades da SAO AAVRP / 2019. A próxima atividade ocorre no dia 27, às 19h, com palestra sobre o tema Agrotóxico e produção orgânica, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. 
  • Já no dia 28 tem Feira Orgânica da Praça da Pasqualini, em Santa Cruz do Sul, promovida pela Emater/RS e das 13h ás 17h30, palestra sobre o tema Identificação e manejo de Plantas Espontâneas na Agricultura Orgânica, na Efasol, em Vale Do Sol. No dia 29, visita da Escola Casemiro de Abreu de Albardão ao Sítio Surucuá, em Rio Pardo, das 13h30 às 16h30 e 7ª Semana de Alimentos Orgânicos na Efasc: Juventude, Cooperação e Agroecologia, nos turnos da manhã e tarde; e palestras na escola EMEF Leonel de Moura Brizola, no bairro Santo Antônio com a temática, Educação Ambiental e Alimentação Consciente, promovida pela Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas, nos turnos da manhã e tarde. Já na escola Goiás ocorre o Uergs – Cine Debate, a partir das 14h.
  • No dia 30 será a vez do painel Abelhas Nativas e alimentação orgânica, no horário da tarde, no laboratório 19 da Unisc, promovido pelo balcão ambiental da Sec. Estadual do Meio Ambiente; e à noite na Uergs, ocorre a roda de conversa Abelhas Nativas e alimentação orgânica. No dia 30 também tem o Seminário sobre Certificação Orgânica, das 09h às 12h30, no auditório do Bloco 19 da Unisc, promovido pela Emater.
  • Nos dias 31 de maio e 3 de junho, respectivamente nas escolas Goiás (turnos manhã e tarde) e Luiz Dourado, ocorre o Uergs – Cine Debate. No dia 4 de junho será realizado o encontro Mulheres, alimentação orgânica, com a participação de Claudia Petry, da Articulação Mulheres e Agroecologia (AMA), em parceria com o Capa, das 13h30 ás 16h na Mercur.
  • No dia 5 de junho ocorre o Dia de Campo sobre Biodigestor e produção de alimentos agroecológicos, na propriedade de Jean Hirsch, em Linha São João, Sinimbu, das 9 às 17h. promovido pela Associação dos Agricultores Produtores de Alimentos de Sinimbu e, às 19h30, será realizada a cerimônia de encerramento da SAO AAVRP/2019, na Efasc.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.