Santa Cruz 27/05/2019 07h57 Atualizado às 14h00

Pais formam fila em busca de vagas na Educação Infantil

Na primeira fase do processo, interessados retiram fichas de atendimento. Após, é feita a inscrição em data estipulada

Pais de crianças de 0 a 3 anos formaram fila na manhã desta segunda-feira, 27, em frente à Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul para tentar uma vaga para os filhos na Educação Infantil. As oportunidades ofertadas pelo município fazem parte do processo seletivo do ano de 2019. Às 8 horas, cerca de 90 pessoas já aguardavam na fila para retirar as fichas de atendimento. A primeira pessoa chegou ao local por volta das 3h20. 

VEJA AS VAGAS E OS DETALHES DO PROCESSO NO EDITAL 

Na primeira fase do processo seletivo, os pais devem ir até a secretaria desta segunda até a próxima sexta-feira, 31, das 8 às 11h30 e das 13h45 às 17 horas para retirarem as fichas de atendimento. O local fica na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 1551, Bairro Universitário. Na segunda fase, os responsáveis irão realizar as inscrições dos filhos do dia 3 a 11 de junho, das 8 às 11h30 e das 13h45 às 17 horas, conforme as datas e turnos estipulados pela ficha de atendimento que retiraram. 

O número de vagas oferecidas em cada Escola de Educação Infantil (Emei) depende da capacidade de atendimento do educandário. Pai de uma menina de 1 ano e 4 meses, Sidnei Machado Luz chegou na fila por volta das 4h30. Em janeiro ele já havia participado do processo, mas recebeu a orientação de que só neste mês haveria ficha para atendimento. “Não é certo ainda que vamos conseguir a creche. Mas, pelo menos, conseguimos a ficha para tentar”, relatou para a Rádio Gazeta. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, em entrevista à Rádio Gazeta, independente do horário, até a próxima sexta-feira, 31, pais e responsáveis conseguirão retirar uma ficha com data e horário para atendimento na semana que vem, quando ocorre o período de inscrições das crianças. “Não há necessidade de madrugar em uma fila de espera para retirar fichas. O fato de chegar mais cedo não é garantia da vaga”, destaca.

Ainda segundo Jaqueline, o período de inscrições ocorre entre os dias 3 e 11 de junho. A análise dos documentos entregues pela família leva em consideração os critérios de prioridade já estabelecidos por decreto e também será avaliada a condição socioeconômica. A secretária ressalta que a inscrição só será feita mediante a apresentação de toda a documentação solicitada. Além disso, é necessário procurar pelo atendimento no dia e horário acertado durante a retirada das fichas. Hoje há cerca de 170 vagas disponíveis na rede municipal. 

Foto: Rafael Cunha