Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Confirmado o terceiro caso de gripe A em Santa Cruz neste ano

O terceiro caso de gripe A neste ano em Santa Cruz do Sul foi confirmado nesta segunda-feira, 3. Trata-se de um homem de 38 anos, que não era vacinado e chegou a ficar internado no hospital, mas já teve alta e passa bem. Os outros dois casos foram diagnoticados em crianças, uma de 3 anos, também não vacinada, e outra de 1 ano e 7 meses, que tem asma e adoeceu antes do período de vacinação, de acordo com a enfermeira Célia Mara Baseggio, do setor de Vigilância Epidemiológica. Todos já se recuperaram da doença.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, já foram 17 casos suspeitos da doença, mas apenas três foram confirmados com H1N1. Nove suspeitas ainda estão sendo analisadas e três pessoas foram detectadas sem identificação viral. Outra foi verificada com a presença de Adenovírus, que resultou em uma morte; e em outro caso houve a presença do Vírus Sincicial Respiratório. 

A partir de hoje, toda a população brasileira tem a oportunidade de se vacinar contra a gripe, basta procurar a unidade de saúde mais próxima. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas estarão disponíveis enquanto durarem os estoques, mesmo para quem não faz parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Publicidade

O objetivo é evitar desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário. Até a última sexta-feira, quando se encerrou a campanha, foram vacinados em todo Brasil  47,5 milhões de pessoas (80% da meta). 

Conforme a coordenadora regional de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jaqueline Thier Müller, o percentual de cobertura na região era de 76,27% até as 14 horas da última sexta-feira. Apenas o município de Mato Leitão atingiu a meta prevista de 90%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Vacinas em Santa Cruz

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, as doses da vacina da gripe para os grupos prioritários e para o restante da população estão disponíveis desde sábado. Segundo o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, as pessoas interessadas devem procurar as unidades de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas. “Temos unidades específicas do interior que funcionam em horários diferenciados. Nas comunidades onde há o programa Portas Abertas, a população pode procurar os postos nos horários alternativos.” Até a última sexta-feira, a meta geral de imunização no município era de 77%. Os números finais, no entanto, serão conhecidos somente nesta segunda-feira.

LEIA MAIS: Vacina da gripe é liberada para toda população nesta segunda

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.