Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Entenda

Por que a mãe de Paulinho não foi presa na Operação Feudalismo

Apesar de ter sido apontada como membro de uma associação criminosa funcionando dentro da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a mãe do vereador Paulo Lersch (PT), Nersi Ana Backes, foi a única dos três acusados que não foi presa preventivamente. Ontem, além de Lersch, também foi preso Carlos Henrique Gomes da Silva, que atuava na Câmara desde 2013 como assessor do petista.

Conforme o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, ela segue em liberdade por não ser agente público e ter menor atuação nos atos de coação. Os três vão responder por associação criminosa, concussão e coação no curso do processo – já que, após o cumprimento de mandados na semana passada, eles teriam promovido ameaças e pressões contra supostas testemunhas.

O CASO
Segundo a investigação do Ministério Público, pelo menos desde maio do ano passado, servidores da Câmara nomeados por Lersch eram obrigados a entregar parte dos seus salários a ele. O repasse era feito em envelopes com dinheiro vivo, entregues na residência de Nersi. Uma única servidora teria repassado a Lersch, no período de um ano, mais de R$ 50 mil.

Publicidade

Conforme Barin, foram levantados “fartos elementos de provas” contra os três acusados, incluindo depoimentos de servidores, conversas telefônicas e gravações feitas com autorização judicial que mostram as entregas dos valores. Quando chamados pelo MP, os três optaram por permanecer em silêncio.

Lersch foi preso no fim da tarde de ontem em sua casa, na Rua Francisco Kliemann, e levado ao Presídio em uma viatura da Polícia Civil. Também nessa quarta foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sua residência, em seu gabinete na Câmara e na casa do assessor.

QUEM É QUEM

Publicidade

  • Paulo Lersch

Quem é: vereador pelo PT

A acusação: era o responsável por nomear os servidores. Segundo o MP, eram escolhidas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e que, por causa disso, se submetiam mais facilmente à exigência de entregar parte do salário. O próprio Lersch comunicava aos funcionários essa condição.

  • Carlos Henrique Gomes da Silva

Quem é: assessor de Paulo Lersch na Câmara.

Publicidade

A acusação: orientava e advertia os servidores quanto à exigência de entregar parte dos salários. Em algumas situações, estava na residência de Nersi Ana Backes no momento da entrega dos valores.

  • Nersi Ana Backes

Quem é: mãe de Paulo Lersch.

A acusação: era encarregada de receber e armazenar em sua residência os valores referentes a parte dos salários de servidores e entregá-los posteriormente a Lersch ou Carlos.

Publicidade

Câmara vai discutir cassação de mandato

Horas antes da prisão, a Justiça determinou, a pedido do Ministério Público, o afastamento de Paulo Lersch da Câmara. Embora seja uma decisão temporária, os vereadores devem começar a discutir, já a partir de segunda-feira, a possibilidade de cassação definitiva de seu mandato.

A denúncia contra Lersch será encaminhada nesta quinta ao Legislativo. Conforme previsto no Regimento Interno, a presidente Bruna Molz (PTB) irá submeter a denúncia ao plenário na próxima sessão. Se houver maioria simples favorável à aceitação da denúncia, a sessão será suspensa para que três vereadores sejam escolhidos mediante sorteio para integrarem uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Essa comissão terá a função de analisar o caso e pedir ou não a cassação do mandato.

Publicidade

 

LEIA MAIS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.