Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Força-tarefa de combate à dengue deve envolver cerca de 300 pessoas

Uma megaoperação foi programada para este sábado, 15, com o objetivo de combater a dengue em Santa Cruz do Sul. Cerca de 300 pessoas estarão envolvidas na força-tarefa, incluindo militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), Brigada Militar e integrantes de órgãos da Prefeitura. A mobilização ocorrerá entre as 8 e 17 horas, sem interrupção ao meio-dia, nos bairros Avenida, Universitário e Santo Inácio. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma das novidades nesta edição da força-tarefa é a sensibilização de moradores que vivem em apartamentos até o quarto andar. Conforme o secretário da pasta, Régis de Oliveira Júnior, a medida será tomada em função de um dos pacientes com dengue ser morador do terceiro andar de um prédio, além de recomendação do Ministério da Saúde. 

O Bairro Avenida conta com 1.617 casas e 49 terrenos baldios e a previsão é de que a vistoria ocorra em 24 quadras. No Universitário, que possui 3,4 mil casas e 106 terrenos baldios, serão percorridas 51 quadras. Já o Santo Inácio, que foi incluído na ação devido ao grande número de casos suspeitos e confirmados, terá 1.009 casas visitadas, em uma área com maior contaminação. 

Publicidade

Outra mudança em relação à primeira força-tarefa é que, esta vez, não será feito o recolhimento de grandes materiais, apenas de pequenos objetos que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Em terrenos baldios, as equipes irão aplicar um inseticida comprado pela Prefeitura nesta semana. Também será aplicado larvicida no Cemitério Municipal. 

Multa

Conforme o secretário de Saúde, agentes da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) irão participar da mobilização. Além de notificar e advertir moradores por manter locais que sirvam de criadouros, eles também poderão multar. Desde o decreto assinado pelo prefeito Telmo Kirst em maio, equipes podem entrar em imóveis e terrenos do município, mesmo sem autorização dos proprietários. Também participam da operação, além do Exército, de agentes e da BM, a Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito. 

Publicidade

Recomendações

Até agora, foram confirmados 14 casos de dengue no município. No entanto, segundo Régis, o Laboratório Central do Estado (Lacen) não envia resultados ao município há duas semanas. Diante da situação de alerta, a secretaria de Saúde recomenda que todos os moradores usem repelentes, a fim de evitar a contaminação. Além disso, o secretário orienta que, na presença de qualquer sintoma de dengue, o paciente procure atendimento médico para que o caso seja notificado e a Prefeitura inicie imediatamente ações no bairro onde a pessoa reside. 

Atuação de agentes

Publicidade

Nessa quinta-feira, 13, agentes de endemias passaram a fazer visitas noturnas, até as 20 horas, com o objetivo de atingir casas em que os moradores não se encontram durante o dia. Trinte e quatro visitas ocorreram no primeiro dia e a ação deve seguir nas próximas semanas. Os agentes também passarão a visitar residências aos sábados, a fim de contemplar o maior número de moradias possível. 

Casos 

Os casos confirmados estão nos bairros: Universitário (2), Santo Antônio (2), Santo Inácio (6), Avenida (1), Centro (2) e Higienópolis (1). Os suspeitos estão nos bairros: Linha Santa Cruz (4), Aliança  (1), Universitário (4), Arroio Grande (5), Santo Inácio (9), Avenida (3), Goiás (1), Centro (5), Senai (1), Linha João Alves (2), Pedreira (2), Ana Nery (2), Santa Vitória (1), Faxinal Menino Deus (2), Castelo Branco (4), São João (2), Esmeralda (2), Higienópolis (2), interior (2), além de um paciente de Rio Pardo notificado em Santa Cruz. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.