Previsão do tempo 18/06/2019 09h30 Atualizado às 10h09

Temperatura terá mudança brusca no RS nesta quarta-feira

Mínimas podem ficar abaixo de 6 graus no Estado. Santa Cruz deve ter mínima de 9 graus

O calor atípico que tem marcado o mês de junho deve dar uma trégua a partir desta quarta-feira, 19, no Rio Grande do Sul. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil nessa segunda-feira, 17, haverá uma mudança brusca de temperatura. Nesta terça, o órgão está em estado de observação, já nesta quarta estará em estado de atenção.

A partir desta terça-feira, a nebulosidade aumenta em grande parte do estado, mas deve chover mais à noite em pontos da Campanha, Centro ao Sul e a temperatura já cai, sobretudo próximo da fronteira com o Uruguai. O tempo seco estará presente e a temperatura não sobe tanto como no fim de semana. A chuva fraca ou em forma de pancada isolada pode chegar em parte da fronteira e do extremo Sul durante a madrugada.

Na quarta-feira, com a passagem da frente fria, deve chover principalmente entre a madrugada e o período da manhã. A chuva passará rapidamente e deve ser fraca. Logo em seguida a temperatura cai bastante em todo o estado. As mínimas podem ficar abaixo de 6 graus na Campanha no amanhecer da quinta-feira, 20. Na capital cai para 10 graus no mesmo horário. Em grande parte do estado as mínimas ficam abaixo dos 10 graus. A semana seguirá com tempo seco e temperaturas amenas durante o dia e caindo mais com o avanço da noite.

De acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em Santa Cruz do Sul, nesta terça de sol encoberto por nuvens a temperatura varia entre os 17 e os 29 graus. Já na quarta pode chover e a mínima será de 12 graus, com máxima de 24 graus. Na quinta-feira haverá sol mas o frio se intensifica chegando à mínima de 9 graus e máxima de 19. O friozinho permanece por mais um dia, com a sexta com o clima variando entre 9 e 21 graus. E no início do fim de semana, o sábado terá mínima de 12 e máxima de 26 graus.