Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Iniciativa

Escolas públicas de Santa Cruz contam com Computação Desplugada

A parceria entre instituições privadas e o Poder Público fez com que a Computação Desplugada entrasse nas escolas públicas de maneira que pudesse colaborar com o futuro dos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Na tarde desta terça-feira, 18, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), aconteceu o lançamento do material didático do projeto Computação na Educação, que é uma das ramificações do Unisc Inclusão Digital (UID), coordenado pelas professoras Márcia Kniphoff da Cruz e Viviane Muller, juntamente com estudantes do curso de Licenciatura em Computação. A iniciativa tem apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti).

Conforme Márcia, o projeto surgiu da preocupação da entrada desta nova ciência nas escolas e o objetivo é realizá-lo de forma permanente nas instituições. A professora ainda mostrou como a Computação é trabalhada em outros países, que desenvolvem o segmento de forma permanente, com o exemplo da China, em que as crianças aprendem o assunto desde os três anos de idade. Além disso, ela ressaltou que o Brasil ainda trata este segmento como entretenimento e citou os obstáculos existentes, como formação de professores, licenciados em Computação e material didático focado em Estímulo Emocional Competente (EEC). “Nós vamos tentar trabalhar a computação na escola pensando e convidando todos a pensar juntos”, destacou.

O vice-presidente de Desenvolvimento da Assemp, Eduardo Kroth, mencionou como a entidade entrou no projeto por meio do Fórum de Tecnologia e Inovação do Santa Cruz Novos Rumos. O grupo decidiu realizar as primeiras ações com foco na Computação nas escolas, com o pensamento voltado para a empregabilidade no futuro. Neste contexto é que surgiu a parceria com o UID e foi apresentada a proposta do Computação na Educação à Secretaria Municipal dessa pasta. “Não adianta pensar em Cidades Inteligentes instalando tecnologias nos postes, tem que ter cidadãos competentes e preparados”, ressaltou Kroth. Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento estavam os pró-reitores da Unisc, Elenor Schneider e Angelo Hoff; e a secretária municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques.

Publicidade

Material

O material didático é composto por atividades de Computação Desplugada, que trabalha a lógica computacional com materiais concretos como jogos de cartas, tabuleiros e impressos. Ele está concentrado em páginas A4, prontas para o professor imprimir ou reproduzir, sempre com duas versões, uma para o educador e outra para o aluno. Os conteúdos são baseados em materiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e contemplam algoritmos, decomposição, reconhecimento de padrões, criptografia, código binário, periféricos e dados. Sempre focados em habilidades que desenvolvam o pensamento computacional e o mundo digital. O material está publicado no site do UID.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.