Centro-Serra 19/06/2019 20h19

Abertura da colheita do tabaco será em Arroio do Tigre

Data e propriedade que vai receber o evento ainda não foram definidas

Arroio do Tigre irá sediar a abertura oficial da colheita de tabaco no Rio Grande do Sul em 2019. A escolha do município ocorreu na tarde dessa terça-feira, 18, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre. Da reunião, participaram o secretário estadual, Covatti Filho; o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles; o representante do SindiTabaco, Sérgio Rauber; o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello; e os vereadores Viviane Mergen e Leandro Timm.

Segundo Dornelles, o próximo passo é a definição da data e da propriedade que irá acolher a abertura. “Com a definição do município-sede, o próximo passo é escolher o fumicultor, cuja propriedade iremos realizar o evento, bem como a data, que a exemplo dos dois anos anteriores deverá ficar mais para o fim do ano”, explica o vice-presidente da Afubra. É o terceiro ano que a abertura da colheita é realizada, numa organização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, junto com a Afubra, SindiTabaco e Prefeitura de Arroio do Tigre.

ARROIO DO TIGRE

Na safra 2018/2019 foram 2.509 famílias que produziram, em 4.895 hectares, uma estimativa de 10.240 toneladas de tabaco. Na safra anterior (2017/2018) o produtor recebeu, em média R$ 8,80 por quilo de tabaco comercializado, totalizando um faturamento de R$ 81,5 milhões.