Fim de semana 07/07/2019 18h03

Stammtisch leva o clima da Oktoberfest ao Centro de Santa Cruz

Evento reuniu famílias e grupos de amigos na Praça da Bandeira na tarde deste domingo

Ainda faltam três meses para começar a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, mas o clima da Festa da Alegria tomou conta da Rua Borges de Medeiros na tarde deste domingo, 7, quando foi realizado o 1º Stammtisch. O evento movimentou a Praça da Bandeira, que recebeu famílias e grupos de amigos para confraternizar e apreciar cervejas artesanais feitas no município. Ao som de bandinhas alemãs, a programação contou com food trucks e cervejarias. Também teve apresentação de DJs e telão para assistir à final da Copa América. 

O Stammtisch foi promovido pela Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz do Sul  (Acersc). Segundo o presidente da entidade, Roberto Gross, a ideia era dar espaço para um encontro de amigos, para troca de ideias e degustação de bebidas artesanais. “É um ambiente de alegria, descontração e tem tudo para dar certo”, comentou. Gross afirma que a intenção é levar o evento para outros bairros de Santa Cruz, oportunizando que mais pessoas conheçam a cerveja produzida no município. 

De acordo com o presidente da Acersc, a festividade surgiu em países da Europa. “As pessoas saíam para festejar o inverno rigoroso e faziam esse encontro de rua”, explicou. Ainda segundo ele, o termo em alemão Stammtisch tem sido utilizado no Brasil para identificar confraternizações em lugares abertos e de livre acesso, cujo objetivo seja conversar e degustar comidas e cervejas artesanais.