O presidente da Câmara de Venâncio Aires, Eduardo Kappel (PP), fez uma declaração polêmica na sessão desta semana sobre os vereadores do município vizinho de Rio Pardo. Ao comentar o uso de diárias no Legislativo, Kappel afirmou que os parlamentares da cidade histórica “combinam de roubar junto”.
A declaração foi dada durante uma sessão interiorizada realizada na localidade de Linha Andréas. Em um pronunciamento no final da sessão, Kappel, que está no terceiro mandato e assumiu a presidência no início do ano, destacava investimentos voltados ao interior do município por meio de recursos poupados pela Câmara e exaltava o fato de, desde o início do ano, nenhum vereador ter usado diárias. Neste momento, fez menção à Câmara de Rio Pardo, insinuando a existência de um conluio entre os parlamentares em torno do uso de diárias.
"Todos vocês sabem, nunca viram e nem verão vereadores de Venâncio Aires botando a mão em diária. Não sei qual foi o vereador que comparou... Lembro que, no meu primeiro mandato, em Rio Pardo, onde os vereadores combinam de roubar junto, eles gastaram no ano R$ 280 mil entre 10 vereadores. Eles combinaram de todo mundo ficar quietinho, cada um pegou R$ 28 mil, cada um compra um carro zero por ano e tá tudo bem”, disse o presidente. O áudio da declaração está disponível no site da Câmara.
Confira o áudio do pronunciamento (a menção a Rio Pardo começa a partir de 3 minutos e 16 segundos).