Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lajeado

Amamentar: evento da Unimed VTRP reúne pais e especialistas

Cerca de uma centena de pessoas compareceu à primeira edição do Amamentar, evento inédito realizado pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) na noite da última quinta-feira, 01/08. O tema central da atividade foi: “amamentar com amor e com apoio faz a diferença”. A programação contou com painéis simultâneos, que reuniram experiências e dicas práticas de pais, mães, especialistas e influenciadores digitais. O primeiro Amamentar foi realizado na sede da Unimed VTRP, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado.

“Entre tantas possibilidades de conversas e falas, o Amamentar buscou levar reflexões sobre dois pontos de vista. O primeiro, a desromantização da amamentação. Cada mãe carrega uma história, um formato de família, uma realidade. E cada história é diferente. Por isso, nem sempre o que deu certo com a mãe ou com a amiga vai dar certo para todas as mulheres. É preciso buscar muita informação e suporte. Nosso segundo objetivo era mobilizar os homens para a importância do suporte para a companheira. O homem deve ser parte fundamental nesta rede de apoio. Felizmente, graças a participação ativa dos pais, das mães, dos nossos especialistas e dos influenciadores digitais, atingimos este objetivo”, avaliou a Coordenadora de Marketing da Unimed VTRP, Danielle Harth, que foi a mediadora do evento.

A abertura da atividade, que reuniu todos nos auditórios 1 e 2 da sede da Unimed, foi realizada por Camila Ramalho. Com formação em Coaching, Mentoring e Psicologia Positiva Aplicada, Camila fez recentemente curso de Ciência do Bem-Estar pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e atualmente está finalizando um curso inédito no Brasil sobre “Felicidade”, em Curitiba.

Publicidade

“A felicidade, assim como qualquer atitude da vida, pode ser estimulada por meio dos hábitos. Nosso cérebro tem uma inclinação natural para focar o lado negativo, é o instinto de sobrevivência. Precisamos criar o hábito de pensar positivo todos os dias, investir não apenas em enfrentar os riscos, mas também para investir em bem-estar, em felicidade. Um exercício prático, por exemplo, é sempre, antes de dormir, pensar em três coisas positivas que realizamos naquele dia. Acredite, com o tempo, positividade e felicidade caminham juntas. Para mães que estão amamentando, isso é fundamental, pois fortalece a relação com a criança e dá mais confiança diariamente”, explicou Camila.

As mamães participantes do evento receberam ainda presente especiais da Unimed VTRP, úteis para os momentos de amamentação.

PAINEL PARA MÃES, PAINEL PARA PAIS

Publicidade

Depois da fala de Camila e de uma parada para um café saudável, as mães retornaram para o espaço dentro dos auditórios 1 e 2. Os pais presentes se reuniram no auditório 3. Entre as mulheres, juntaram-se a Danielle e Camila, três influenciadoras digitais da região, e a enfermeira obstétrica do Promoção à Saúde da Unimed VTRP Verenice Raquel Krause, que também é consultora em amamentação.

“Nada pode substituir os benefícios que a amamentação proporciona a mãe e ao bebê nos primeiros 6 meses de vida ou até os 2 anos como complemento. O leite materno é completo. Ele oferece tudo o que o bebê necessita, mesmo antes do período da apojadura (descida do leite) quando a mulher produz o colostro: rico em anticorpos e proteínas, tem aspecto mais espesso, coloração amarela ou transparante, e efetiva e vincula à ‘Gotas de Ouro’. Leite materno é a garantia de qualidade de vida ao bebê, é natural, prático, higiênico e não envolve custos. Nem todas as mães conseguem, por isso é fundamental sempre buscar apoio de especialistas antes, durante e depois da gestação”, afirmou Raquel.

Foto: Divulgação

 

Publicidade

Durante o painel, as influenciadoras digitais Adriana Sbaraini Arend, mãe do Theo, de 5 meses, Luana Rodrigues, mãe da Helena, de 1 ano e 2 meses e Roberta Weizenmann, mãe da Clara, de 7 meses, trocaram experiências sobre os desafios que enfrentaram durante a amamentação.

Enquanto isso, o pediatra e intensivista pediátrico João Paulo Weiand, médico cooperado da Unimed VTRP, e o psicólogo Ezequiel Calegari, profissional do Promoção à Saúde da Cooperativa médica, receberam os pais no auditório 3.

“Cada vez mais é fundamental que os companheiros entendam que é papel do pai, sim, contribuir ativamente durante o período da amamentação. O homem precisa fazer a sua parte dando apoio a sua esposa. E aqui estamos falando de apoio afetivo e de cuidados com o bebê. Felizmente, vemos cada vez mais que o apoio do pai faz a diferença no sucesso da amamentação, evitando o abandono precoce. Então, o apoio é sempre fundamental, principalmente quando se trata do primeiro filho”, lembrou João Paulo.

Publicidade

“O pai precisa dividir as responsabilidades com a companheira. E isso precisa ser combinado desde a gestação até o momento que a criança entra na vida do casal, e ambos tem aquele ‘clique’: agora sou pai, agora sou mãe”, comentou Ezequiel.

Junto aos especialistas da Unimed, Leonardo Camargo, pai do Theo, de 5 meses, e companheiro da influenciadora Adriana Sbaraini Arend, compartilhou suas experiências recentes dentro do universo da paternidade.

Foto: Divulgação

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.