Clima 04/08/2019 17h47

Confira como fica o tempo na próxima semana

Depois de sábado e domingo gelados, a semana começa com manhãs frias e tardes quentes, o típico efeito da cebola

Com um fim de semana de tempo aberto, sol brilhante e frio a amanhecer, a semana que inicia hoje terá dias ensolarados, porém um pouco mais quentes, com a volta da chuva, a partir de quinta-feira. A tendência será de grande amplitude térmica, com manhãs mais frias e calor à tarde, o conhecido "efeito cebola", quando se carrega blusões e casacos pendurados, imitando as camadas de uma cebola. Este comportamento estará em alta nesta semana.

Conforme a MetSul Meteorologia, uma massa de ar polar que atua sobre o Vale do Rio Pardo fez com que as temperaturas baixassem bastante em Santa Cruz do Sul. O amanhecer de sábado teve mínimas próximas dos 5ºC. Já a noite de domingo e o amanhecer foram mais frios ainda, com mínimas de 0ºC na região, e formação de geadas.

A massa de ar polar ainda tem força e deve deixar o amanhecer de hoje gelado em todo o Vale do Rio Pardo. Segundo a MetSul, ainda podem ser registrados pontos de geada em alguns municípios. A partir de amanhã a variação de temperatura aumenta. A manhã de terça-feira já será menos fria e durante a tarde, o sol forte garante uma oscilação acima de 15ºC de temperatura.

As temperaturas mais altas, especialmente no turno da tarde, permanecem até a sexta-feira. No entanto, uma frente fria trará instabilidade na quinta-feira para a região. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), os volumes de chuva esperados para esta semana não são significativos, com pancadas isoladas de quinta até sábado. Pela tendência dos modelos meteorológicos, no próximo domingo, dia dos pais, não deve chover em Santa Cruz.