Na Unisc 14/08/2019 10h41 Atualizado às 17h07

Corpo de Bombeiros faz simulado de situação de emergência

Atividade ocorre na tarde desta quarta-feira, em um prédio em obras

O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul realizou nesta quarta-feira, 14, o simulado de uma situação de emergência. O treinamento, que tem parceria com os órgãos de segurança da região, ocorre na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em um prédio em obras.

A atividade tem como objetivo treinar e testar a capacidade das equipes de segurança frente a este tipo de situação, em que pessoas têm de ser salvas de forma mais técnica. Pretende ainda focar no trabalho multidisciplinar, entendendo qual é a capacidade dos bombeiros nesse tipo de ocorrência.

Em entrevista à Rádio Gazeta, o comandante da 1ª Companhia dos Bombeiros Militares de Santa Cruz do Sul, capitão Mateus Bastianello Scremin, disse que foram atendidas 34 vítimas. Todas foram localizadas pelos mais diversos segmentos: por meio da busca terrestre, com cães e o salvamento em altura. "Foi uma forma de avaliar o tempo de resposta a uma ocorrência envolvendo múltiplas vítimas e de aproximar dos outros órgãos de segurança pública e saúde, para que haja um certo entrosamento e a facilidade no trabalho em eventual ocorrência real dessa magnitude", relata ele.

Foram 36 militares, dois civis de Vera Cruz, dois cães e sete viaturas do Corpo de Bombeiros que fizeram parte desta ação. Oito viaturas e 22 pessoas de outros órgãos envolvidos participaram da simulação. Das 34 vítimas, houve três óbitos simulados, cinco pessoas em estado grave, sete em média complexidade e 19 com pequenas escoriações. Uma das pretensões da ação é treinar para que não haja mudanças na rotina da cidade. "A ideia é que tenha uma periodicidade na realização neste tipo de evento", afirma Scremin.

Durante a tarde, houve movimentação de ambulâncias e viaturas no Distrito Industrial e pela BR-471, já que a simulação inclui o encaminhamento das possíveis vítimas para unidades de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda e a Casa de Saúde Ignez Irene Moraes, o Hospitalzinho.


O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul realizou o treinamento em parceria com a Unisc, 7° BIB, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hospitais da região, ambulâncias particulares, Brigada Militar, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Souza Cruz.

LEIA MAIS: Corpo de Bombeiros fará simulação de atendimento na Unisc

Foto: Rafael Cunha
Foto: Rafael Cunha
Foto: Rafael Cunha