Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Pente-fino cancela 5,2 mil cartões SUS em Santa Cruz

O pente-fino para atualizar os Cartões SUS em Santa Cruz do Sul terminou com 5.224 documentos cancelados. Cerca de 8 mil usuários dos serviços da rede foram convocados pela Secretaria Municipal de Saúde no começo do ano para fazer o recadastramento. Inclusive, um mutirão foi realizado com horários alternativos para facilitar os atendimentos à população no período. Entretanto, do montante chamado, 5,7 mil pessoas não compareceram à força-tarefa.

A Prefeitura estendeu a atualização até julho, mas apenas outras 500 pessoas fizeram o recadastramento. Diante disso, 5,2 mil Cartões SUS acabaram sendo desativados e os usuários não têm mais acesso a procedimentos eletivos, como consultas, cirurgias e exames. Apenas o atendimento de urgência e emergência será mantido. Os nomes dessas pessoas constam nas duas listas, no site da Prefeitura. Para voltar a ter acesso aos demais serviços da saúde, será necessário fazer um novo Cartão SUS.

>>> CLIQUE AQUI PARA VER AS LISTAS

Publicidade

O objetivo do recadastramento foi fazer um pente-fino nos documentos, já que o número de cartões ativos era de 151,4 mil enquanto o de habitantes era de 129 mil. “É preciso fazer um controle efetivo do Cartão SUS porque, assim, garantimos mais qualidade ao serviço prestado aos moradores de Santa Cruz”, reforça o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.

Até agora, foram constatadas 12 fraudes, encaminhadas ao Ministério Público. Contudo, o número tende a ser maior, tendo em vista que as visitas para confirmação de dados ainda não foram concluídas.

A Secretaria Municipal de Saúde prepara agora a segunda fase do recadastramento, prevista para novembro, quando 20 mil pessoas serão chamadas. No entanto, será um novo grupo. Quem já foi chamado e não fez a atualização, teve o documento cancelado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.