Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Causa animal

Veja como vai ficar o hospital veterinário de Santa Cruz

Mais um passo foi dado para implantação do Hospital Veterinário em Santa Cruz do Sul. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Telmo Kirst, recebeu no Salão Nobre da Prefeitura, a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, engenheiros, arquitetos, e docentes do curso de Medicina Veterinária. Na ocasião foi apresentado o projeto do Hospital Veterinário. A iniciativa, uma parceria da Prefeitura com a Unisc, atende a uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para que os alunos do curso de Medicina Veterinária disponham de um ambiente para aprender e atuar. 

LEIA MAIS: Saiba o que vai ter no hospital veterinário de Santa Cruz

O Hospital Veterinário será implantado em um prédio de dois pavimentos, com 1.900 metros quadrados, cedido por 20 anos pelo Município. Serão construídos em torno de 200 metros quadrados de instalações de apoio e coberturas externas. Além do espaço físico,  localizado em Linha Pinheiral, na RSC-287, a Prefeitura fará o repasse do valor de R$ 1 milhão, em recursos próprios, para a reforma dos ambientes internos e externos. A próxima etapa é a seleção e contratação da empresa que tirará o projeto do papel. A obra está prevista para o início de setembro e deve ser concluída em até sete meses. 

Publicidade

Foto: Janaina PoletoReunião foi realizada nesta quinta-feira
Reunião foi realizada nesta quinta-feira

 

O local atenderá animais de pequeno e grande porte para os quais estarão à disposição os seguintes serviços: consultas, vacinas, raio-X, ecografia, tratamento oncológico, internação, cirurgias e análises laboratoriais de suporte (laboratórios de patologia e exames histopatológicos, de análises clínicas, parasitologia, microbiologia e reprodução), além de atendimento a animais silvestres. O espaço também terá ambientes destinados ao ensino teórico e prático  para os estudantes da instituição. Atualmente, a Unisc tem 55 vagas para o curso de Medicina Veterinária, que é o segundo mais procurado da Universidade. 

O Prefeito, Telmo Kirst, disse estar satisfeito com o projeto e ressaltou a importância do Hospital Veterinário para o município. “É preciso reconhecer a inciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul, da Unisc. Agradeço todo empenho, dedicação e também a agilidade com que o projeto foi desenvolvido. Mais uma vez, Santa Cruz prova ser diferenciada: uma cidade que investe em bem-estar animal e em saúde pública com qualidade”, destacou.

Publicidade

Ao agradecer ao Prefeito pela parceria público-privada, a Reitora, Carmen Lúcia, afirmou que o momento configura um avanço, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para o desenvolvimento do Município. “O Hospital Veterinário traz para o município outro viés de desenvolvimento, o desenvolvimento animal. E, com isso, temos condições de avançar em pesquisas e de contemplar também outros cursos da área. Além disso, é um hospital que a região não tem, o que fará pessoas de municípios vizinhos se deslocarem para Santa Cruz”, explicou. 

Para a vereadora, Bruna Molz, trata-se de uma grande conquista para todos. “É um sonho que começa se tornar realidade. Estou empolgada e ansiosa para o início das obras. Com certeza, Santa Cruz vai se tornar referência em bem-estar animal para todo Brasil.”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.