Ensino 26/08/2019 22h52 Atualizado às 20h18

Encontro na Unisc mostra a pesquisa em torno da leitura

Durante Colóquio Internacional, que ocorre até o fim da semana, participantes têm a chance de se aprimorar na área

Enquanto a placa fixada em uma estante de livros, em frente à Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), dizia “leia, compartilhe esse hábito”, a pesquisa em torno de temática ganhava os corredores. Tudo isso em apenas um breve encontro com a professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Rosângela Gabriel; a doutora em Filosofia e Ciências da Linguagem, Laura Justice, da Ohio State University; e a doutora em Psicologia, Régine Kolinsky, da Universidade Livre de Bruxelas, na tarde dessa segunda.

LEIA MAIS: Unisc realiza IX Colóquio Internacional Leitura e Cognição na semana que vem

Em conversa com a Gazeta do Sul, as três relataram um pouco do que seria mostrado logo mais, na noite dessa segunda no evento de abertura do 9o Colóquio Internacional Leitura e Cognição, e que também deve integrar a programação até a próxima sexta-feira. Com o tema geral Palavra puxa Palavra, elas, na companhia de outros especialistas, vão despertar discussões e reflexões para qualquer um tirar o conhecimento de letra.

Com a mesa de debate Leitura e cognição realizada no auditório do bloco 18, Régine trouxe à tona a pesquisa Alfabetização, percepção de fala e memória verbal. “A leitura não é um processo natural, a fala é. A leitura é algo que o ser humano inventou, adquiriu num processo longo, complicado e exigente. E nós temos buscado isso: avaliar o impacto real da idade e do tempo de aprendizado.” Para isso, tem ocorrido uma análise do processo em crianças e adultos.

Por meio da aprendizagem da leitura, por exemplo, é possível ampliar a capacidade de armazenamento de cérebro humano. É a chamada plasticidade, a possibilidade de se adaptar às demandas do ambiente. “Não há impedimentos para aprender a ler e a escrever. Nós sempre vamos ter essa capacidade, independentemente da idade. Em crianças e em adultos o processo para começar a ler e a escrever é o mesmo. Só é preciso ter a oportunidade para aprender.”

Como unir prática e teoria

A busca pela real integração entre os estudos científicos e sua aplicação na vida real é o que tem cercado a pesquisa de Laura Justice. Na noite dessa segunda, ela apresentou a pesquisa Integrating research into educational practices: a focus on early childhood. “Nós precisamos pensar em como podemos desenvolver habilidades, em como podemos implementar a ciência junto às crianças.”

Para isso, por exemplo, Laura e outros participantes nos Estados Unidos desenvolveram atividades com famílias no processo de leitura. “É importante ler, e fazer isso com frequência. A participação dos pais no processo é fundamental. E a pesquisa pode nos ajudar a saber para qual lugar seguir, em qualquer lugar do mundo.”

Para a professora Rosângela Gabriel, uma das coordenadoras do evento, cada edição do colóquio é a oportunidade de reforçar os laços criados com pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior. “Eles são nossos parceiros em trabalhos ao longo do ano. Não vêm aqui simplesmente para palestrar e depois se desligam. Estamos sempre trabalhando em conjunto.”

Neste ano, cerca de 400 participantes do colóquio terão a chance de presenciar tudo isso. São trocas de ideias e de conexões que prometem reflexões sobre novas práticas, benéficas a toda comunidade. “O que diferencia uma universidade de outros lugares é essa integração entre ensino, pesquisa e extensão. Aqui vamos formar pessoas que vão ir além dos nossos conhecimentos.”

DESTAQUES

Nesta quarta-feira
10 às 12 horas: mesa-redonda Leitura, Discurso e Ensino, no auditório do bloco 18, com Adail Sobral (Furg),  Elaine Nogueira da Silva (Furg) e Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (Unisc).
19h30: conferência Geografias inventadas: as multiterritorialidades e a palavra do outro, no auditório do bloco 18, com Fernando Resende (UFF) e Demétrio de Azeredo Soster (Unisc).
* Veja mais em unisc.br/site/coloquio2019

Saiba mais
O 9º Colóquio Internacional Leitura e Cognição é promovido pela Unisc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado (PPGL) e dos departamentos de Letras e de Comunicação Social. Além do evento, é realizado, simultaneamente, o 3º Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia e a 10a Semana Acadêmica de Letras.