Dia do Repórter Fotográfico 02/09/2019 14h52 Atualizado às 17h53

FOTOS: conheça os fotógrafos que ajudam a contar a notícia que você lê na Gazeta

Lula Helfer, Bruno Pedry e Alencar da Rosa compõem o time responsável por foto e vídeo no Portal Gaz e na Gazeta do Sul

Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, comemora-se o Dia do Repórter Fotográfico. Muito além da fotografia como arte, esse profissional informa com imagens, narra, por meio de sua câmera, o dia a dia da sociedade, documenta sua história política, social e cultural e registra a expressão de suas emoções. A carreira surgiu em função da importância que a fotografia assumiu como complemento do texto jornalístico, para reforçar a veracidade e reportar o leitor à cena dos fatos. 

Para homenagear os fotógrafos do Portal Gaz e da Gazeta do Sul, Lula Helfer, Bruno Pedry e Alencar da Rosa, que ajudam a contar os fatos do dia a dia da região, separamos alguns cliques desses colegas em ação.

Lula Helfer, 70 anos
"Comecei a gostar de fotografia na adolescência. Lembro de ir a Porto Alegre com o ônibus que saía às cinco da manhã para ir às bancas e livrarias atrás de revistas e livros sobre fotografia. As poucas revistas sobre fotografia brasileiras eu até assinava, para não perder nenhum número. Na Gazeta, comecei em 1980, quando teve início a impressão offset. Fiquei um ano e continuei fazendo frila até 1998. Em 2012, passei a ser funcionário da empresa. O desafio é a cada dia fazer um trabalho que consiga passar informação e sensibilizar. Sempre causam muito impacto acidentes e pautas policiais com perda de vidas, que levam a questionar nossa condição de não termos controle sobre nossos atos e nosso futuro. Sobre a foto que mais me realiza, vai ser sempre a próxima, pois um trabalho feito logo remete ao seguinte."

Foto: Lula HelferEncenação da Paixão de Cristo em Rio Pardo, em abril de 2019
Encenação da Paixão de Cristo em Rio Pardo, em abril de 2019
Foto: Lula HelferAtividades de férias da escola Educar-se, em janeiro de 2019
Atividades de férias da escola Educar-se, em janeiro de 2019
Foto: Lula HelferJogo do Avenida, no Estádio dos Eucaliptos, em maio de 2019
Jogo do Avenida, no Estádio dos Eucaliptos, em maio de 2019

 

Bruno Pedry, 27 anos
"Minha história na fotografia começou em 2010, no Balada Jovem, um site que pertencia à Gazeta, de fotos sociais. Um ano depois, comecei a fotografar pela Gazeta. O maior desafio no fotojornalismo é o imediatismo. Quando comecei, as fotos não tinham 'pressa'. Hoje, faço uma foto já pensando em compartilhar com o Portal Gaz. A pauta que mais me marcou foi a Expedição Caminhos do Tabaco, aventuras que realizamos para contar os desafios de quem planta tabaco. A foto que mais me realizou, não sei exatamente se existe apenas uma, mas a foto do malabarista, pauta do colega jornalista Cristiano Silva. Essa foto foi feita durante a noite, em longa exposição, o que aumenta a dificuldade para conseguir obtê-la com sucesso."

Foto: Bruno PedryOperação da Polícia Civil em Vale Verde, após assalto a banco, em agosto de 2019
Operação da Polícia Civil em Vale Verde, após assalto a banco, em agosto de 2019
Foto: Bruno PedryMalabarista Lucas Cassel, em pauta sobre artistas de rua, em Santa Cruz do Sul
Malabarista Lucas Cassel, em pauta sobre artistas de rua, em Santa Cruz do Sul
Foto: Bruno PedryPôr do sol visto da Rua Felipe Jacobus, em Santa Cruz do Sul
Pôr do sol visto da Rua Felipe Jacobus, em Santa Cruz do Sul

 

Alencar da Rosa, 19 anos
"Minha história na fotografia, como amador, começou em 2017, mais ou menos. Comecei tirando foto com o celular e um ano atrás comprei um câmera semiprofissional. Na Gazeta, entrei em fevereiro de 2019 para trabalhar com vídeos e redes sociais, mas acabei fazendo algumas fotos e fui gostando. Como fotojornalista, meu maior desafio é como vou fazer. Muitas dicas do Lula e do Bruno me ajudam. Mas o maior desafio mesmo é como compor a imagem para mostrar o que quero transmitir. A pauta que mais me marcou foi na Copa Truck. Nunca tinha feito fotos para esse tipo de pauta e foi muito legal, pelas dicas que recebi de vários profissionais de todo o Brasil."

Foto: Alencar da RosaGravação de documentário sobre coletivo de jovens Heróis Farroupilhas, em Sinimbu
Gravação de documentário sobre coletivo de jovens Heróis Farroupilhas, em Sinimbu
Foto: Alencar da RosaCentro de Cultura Francisco Frantz, em Santa Cruz do Sul
Centro de Cultura Francisco Frantz, em Santa Cruz do Sul
Foto: Alencar da RosaCobertura da Copa Truck em Santa Cruz do Sul, em agosto de 2019
Cobertura da Copa Truck em Santa Cruz do Sul, em agosto de 2019