Alunos de duas turmas de 5º ano da Escola Estadual Felippe Jacobs realizaram um pedágio do bem nessa terça-feira, na Rua Edmundo Hoppe, no Bairro Aliança. Durante algumas horas da manhã e tarde, os 40 estudantes se revezaram na abordagem de motoristas para falar sobre a importância de combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Eles produziram cartazes, faixas e um jornal-mural de alerta para dar visibilidade ao tema. Os fôlderes e armadilhas confeccionados foram entregues durante o pedágio. O projeto foi escohido pela 6ª CRE para ser apresentado amanhã na Praça Getúlio Vargas, como parte da programação na 32ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul.
A professora Carina Bitencourt Pinheiro explica que a iniciativa surgiu quando ensinava as turmas sobre tipos de texto. “Eles começaram a trazer textos jornalísticos. A maioria era sobre combate ao mosquito Aedes. Percebi que poderia explorar mais o assunto, com um projeto dinâmico. Eles pesquisaram e fizeram o material do fôlder. Isso gerou um envolvimento muito grande”, afirma.