Santa Cruz 09/09/2019 22h53 Atualizado às 16h51

Município chega a 70 mil mudas de nativas plantadas

Ação promovida pela Prefeitura tem como objetivos a recuperação de áreas verdes e a reposição florestal

Em tempos de muita discussão sobre preservação ambiental, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul segue um trabalho de reflorestamento no município. Nos últimos cinco anos, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade vem recuperando áreas verdes com o plantio de 18.690 exemplares de árvores nativas em 28 áreas municipais. Já em reposições florestais, o número chega a 52 mil. “Totalizamos cerca de 70 mil mudas plantadas. É um número expressivo e inédito”, ressalta o secretário da pasta, Raul Fritsch.

A reposição florestal acontece quando empreendedores realizam a supressão de árvores e, obrigatoriamente, precisam compensar em outras áreas do município, que são analisadas e autorizadas por técnicos ambientais da secretaria. Segundo a lei federal 12.651/2012, a cada árvore suprimida deverá ser feita a reposição de 15 exemplares nativos.

O secretário Raul Fritsch, acompanhado da coordenadora de Fiscalização, Luciane Ribeiro, esteve na Rua Montenegro, no Bairro Esmeralda, para verificar as 1.122 mudas de guabiroba, cerejeira, araticum, ipê e pitangueira, dentre outras, que foram colocadas em área verde municipal. “Este é um terreno público e nós autorizamos a recuperação da área por meio do plantio de mudas. A reposição é com nativas diversas, dentre elas frutíferas, para contribuir com a fauna”, explica Fritsch.

Projeto Adote uma Árvore

Outra iniciativa idealizada pela Secretaria de Meio Ambiente é o projeto Adote uma Árvore. O objetivo é estimular o cidadão ao plantio orientado em logradouros públicos (calçadas). A execução é da Prefeitura em parceria com a Empresa Reflorest e o Grupo Escoteiros Santa Cruz. No entanto, a orientação é que o requerente solicite autorização para o plantio junto à secretaria, para receber orientações quanto às espécies mais adequadas para o local.

Situações como raízes que levantam as calçadas e frutas e folhas que caem e comprometem a segurança do passeio público, além de espécies que podem provocar reações alérgicas, devem ser evitadas com o plantio de espécies adequadas. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, até este ano 100 árvores foram colocadas por meio do projeto. Para mais informações sobre o Adote uma Árvore, deve-se entrar em contato com a secretaria pelo telefone (51) 3713 8242 ou site santacruzdosul.sislam.com.br/rel_noticias.