Evento 09/09/2019 23h08 Atualizado às 11h02

Seminário internacional debate Desenvolvimento Regional na Unisc

O objetivo é reunir pesquisadores e especialistas para debater os resultados de pesquisas

O programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza a 9ª edição do Seminário Internacional amanhã, quinta e sexta-feira. A temática do evento será Desenvolvimento Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais. As atividades ocorrem no anfiteatro do bloco 18.

O coordenador do programa e do evento, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, explica que o objetivo é reunir pesquisadores e especialistas para debater os resultados das pesquisas relativas à análise dos processos e das políticas públicas de desenvolvimento regional e de suas repercussões nos diferentes territórios. O credenciamento dos participantes será feito amanhã, das 8 horas às 9 horas.

Na sequência, tem a abertura com a participação do professor Rogério da Silveira; da professora Andréia Rosane de Moura Valim, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc; do professor Clovis Ultramari, coordenador da área PURD – Capes e do professor Márcio Valença, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).

A conferência de abertura iniciará às 9h30 e será ministrada pelo professor Victor Ramiro Fernández, da Universidad Nacional del Litoral (Argentina). No turno da tarde o evento começa às 13h30, com a Mesa-Redonda 1: A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional, com os professores Joaquin Farinós Dasi, da Universitat de València (Espanha); Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC (Brasil), e Mireya Valencia, da Universidade de Brasília e RETE.

Após a mesa-redonda, haverá lançamento de livros, e das 16h30 às 18h30, comunicações de pesquisas. No turno da noite, às 19 horas, será oferecido um coquetel de boas-vindas na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc). Confira abaixo a programação de quinta e sexta-feira. Maiores informações em https://www.unisc.br/site/sidr.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA
9 horas – Mesa-Redonda 2: Arranjos Institucionais no contexto do Desenvolvimento regional – professores Sérgio Schneider (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Rainer Randolph (Universidade Comunitária Regional de Chapecó e Universidade Federal do Rio de Janeiro)
13h30 – Mesa-redonda 3: Sustentabilidade Socioambiental e Desenvolvimento – professores Terry Marsden (Sustainable Places Institut, Cardiff University – Inglaterra) e César Adrián Ramírez-Miranda (Universidad Autônoma de Chapingo – México)
16 horas às 18h30 – comunicações de pesquisas
19 horas às 20 horas – encontro dos editores das revistas científicas de Desenvolvimento Regional

SEXTA-FEIRA
9 horas – Mesa-redonda 4: A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional – professores Alex Pizzio da Silva (Universidade Federal do Tocantins), Gustavo Cimadevilla (Universidad Nacional de Rio Cuarto – Argentina) e Ângela Cristina Trevisan Felippe (Universidade de Santa Cruz do Sul)
13h30 – Mesa-redonda 5: A construção do campo do Desenvolvimento Regional: Desafios, Estratégias e Possibilidades – professores Christian Luiz da Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Capes-PURD), Luciana Butzke (Universidade Regional de Blumenau) e José Luciano Albino Barbosa (Universidade Estadual da Paraíba)
16 horas às 18 horas – comunicações de pesquisas
18 horas – avaliação do seminário e encerramento