Saúde 10/09/2019 21h53 Atualizado às 20h35

Hospital Ana Nery realiza a 1ª cirurgia ortognática

Procedimento na última segunda-feira marcou a inauguração do serviço na instituição, que será referência para os Vales

O Hospital Ana Nery realizou na última segunda-feira a primeira cirurgia ortognática com planejamento cirúrgico virtual. O procedimento marcou a inauguração do Serviço de Cirurgia Ortognática e Articulação Temporomandibular (ATM) e envolveu o chefe do serviço, cirurgião bucomaxilofacial Leo Kraether Neto e equipe, vinda de Araraquara (SP), Caxias do Sul e Venâncio Aires.

O médico Leo Kraether Neto explica que a cirurgia ortognática tem o objetivo de corrigir deformidades dentofaciais. “É uma cirurgia funcional dos maxilares para correção das deformidades dentofaciais recuperando a função do sistema bucomaxilofacial e com repercussão estética. A partir desse caso, nos nivelamos aos serviços internacionais de cirurgia crânio/bucomaxilofacial de excelência dos países desenvolvidos na resolução de casos complexos”, informa.

O paciente submetido à cirurgia ortognática é natural de Venâncio Aires, tem 23 anos e seu diagnóstico era de prognatismo mandibular – quando a arcada dentária inferior ultrapassa a de cima. Sua principal queixa era funcional, com dificuldades na mastigação e alimentação. O procedimento durou mais de quatro horas e foi considerado um sucesso pelos cirurgiões.

Leo Kraether Neto afirma que o planejamento virtual utilizado no paciente antes da cirurgia auxilia na coleta e avaliação de dados diagnósticos, atuando na previsibilidade e segurança do resultado cirúrgico, pois permite um resultado funcional muito mais preciso. A partir de agora, o Serviço de Cirurgia Ortognática e ATM no Hospital Ana Nery será referência para a região na realização destes procedimentos. Vai possibilitar a execução de operações ortognáticas e também de ATMs (disfunção da articulação temporomandibular) de pacientes dentro da instituição hospitalar, que avalia a inauguração desta estrutura como um grande avanço na área da saúde para os vales do Rio Pardo e Taquari.

Para quem é indicada
A cirurgia ortognática é indicada para aquelas pessoas que possuem uma grande desarmonia facial, que pode se tornar mais do que uma disfunção estética. Pode ser o queixo projetado para frente, ou para trás, fato que ocorre em razão das alterações no crescimento ósseo da face. Além disso, o procedimento é recomendado para pacientes que sofreram algum tipo de trauma que causou o deslocamento ou mesmo prejudicou o posicionamento dos maxilares. Essa alteração facial causa problemas que afetam a saúde e o bem-estar dos pacientes, trazendo reflexos na mordida e na respiração e dores nas articulações.

A equipe de cirurgiões

Leo Kraether Neto é especialista em cirurgia e trauma bucomaxilofacial. Possui atualização em cirurgia de ATM e é mestre em cirurgia bucomaxilofacial e doutor em estomatologia clínica. Além disso, atua como professor no curso de Odontologia da Unisc.

Daniel Serra Cassano é especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e fellowship in oral and maxillofacial surgery at Baylor University Medical Center (Dallas, Texas, Estados Unidos). É membro convidado da Sociedade Americana de Cirurgiões de ATM e professor dos cursos de Formação em Cirurgia Ortognática/Cirurgia de ATM/Especialização em Ortodontia em Araraquara e Ribeirão Preto (SP).

Daniel Mazzochini é especialista em cirurgia bucomaxilofacial, com atualização em cirurgia ortognática e cirurgia ATM. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Atua em Caxias do Sul.

Jamil Saleh é cirurgião-dentista, especialista em implantodontia e mestre em estomatologia. Atua em Venâncio Aires.