Santa Cruz 11/09/2019 22h33 Atualizado às 16h02

Desenvolvimento regional muito além das teorias na Unisc

Anfiteatro do bloco 18 recebe desde essa quarta a 9ª edição de seminário internacional. Evento vai até esta sexta-feira

O 9º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais começou nessa quarta-feira no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Segundo o professor Rogério Leandro Lima da Silveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do evento, o principal objetivo é compartilhar relatos das pesquisas e experiências que professores e alunos vêm desenvolvendo nos programas de mestrado e doutorado em desenvolvimento regional. “Não são trabalhos eminentemente teóricos e sim aplicados, que analisam realidades e instituições concretas”, destaca.

LEIA MAIS: Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional celebra 25 anos

A programação é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, com a parceria do Conselho Regional de Desenvolvimento Vale do Rio Pardo (Corede VRP), Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR) e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).

O professor Victor Ramiro Fernández, da Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, falou durante a conferência de abertura nessa quarta Já à tarde, aconteceu uma mesa-redonda sobre a multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de desenvolvimento regional, com a participação de Joaquin Farinós Dasi, da Universitat de València (Espanha); Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC, de São Paulo, e Mireya Valencia, da Universidade de Brasília.

Para Rogério Leandro Lima da Silveira, desenvolvimento é uma palavra que evoca mudança e evolução. “Desenvolvimento regional, na concepção da Unisc, não envolve apenas a dimensão econômica, mas também social, cultural e política que está por trás desses processos.” (Com informações da Rádio Gazeta FM 107,9).