170 anos da imigração 18/09/2019 23h48 Atualizado às 09h03

Praça Getúlio Vargas vai ganhar um carvalho alemão

A espécie foi escolhida porque é uma árvore rica em simbolismo e duradoura, podendo chegar a mil anos

Os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul terão uma celebração especial na manhã deste sábado, 21. A Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz) realiza o plantio de um carvalho alemão (Quercus robr) na Praça Getúlio Vargas, a partir das 9h30. Conforme o presidente da entidade, Nasário Bohnen, a ação faz parte da programação oficial que relembra o início da colonização em 1849. “Toda a comunidade está convidada a participar deste momento”, convida.

A espécie foi escolhida porque é uma árvore rica em simbolismo e duradoura, podendo chegar a mil anos. “O carvalho alemão foi adotado pelos povos germânicos para marcar datas importantes. Representa sabedoria e renovação perpétua”, conta. Bohnen cita que imigrantes alemães inclusive traziam mudas para cultivá-las na nova pátria.

O dirigente refere que o plantio do carvalho alemão foi sugerido nas reuniões da Apriz pela integrante Lissi Bender e foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. No evento de sábado são esperados representantes da Apriz, da comissão dos festejos dos 170 anos da imigração alemã no município e convidados da Prefeitura e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

LEIA MAIS: Programação comemora os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz

Foto: Bruno PedryNa Praça da Bandeira, a Praça da Prefeitura, estão plantados exemplares de carvalho alemão (Quercus robr) que até já frutificaram, evidenciando sua boa adaptação
Na Praça da Bandeira, a Praça da Prefeitura, estão plantados exemplares de carvalho alemão (Quercus robr) que até já frutificaram, evidenciando sua boa adaptação

 

Sobre a espécie

O técnico em meio ambiente Fábio Roberto Ribeiro explica que a muda do carvalho alemão (Quercus robr) vem do horto florestal da empresa Reflorest e será plantada próximo à casa de máquinas, na praça. “Há exemplares plantados na Praça da Prefeitura (Praça da Bandeira), que até já frutificaram, o que indica que as árvores já possuem idade longa”, explica.

O carvalho alemão é árvore de grande porte, que pode atingir até 40 metros de altura em seu ambiente natural e viver por até mil anos. “É uma árvore dispersa em toda a Europa. No Brasil, adapta-se bem às regiões de temperaturas baixas e climas úmidos e temperados, sendo utilizada na ornamentação de praças e parques, para embelezar e proporcionar sombra”, diz.

As comemorações

O plantio do carvalho alemão na Praça Getúlio Vargas integra as comemorações dos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. A maior parte dos eventos está agendada para o último bimestre deste ano, estruturada por uma comissão especialmente formada para os festejos.

O calendário começa no dia 16 de novembro e segue até 19 de dezembro, quando ocorrerá o ponto alto das atividades, com recepção do cônsul Thomas Schmitt junto ao monumento Fritz e Frida e apresentação dos potenciais turísticos e econômicos do município. A proposta é dar continuidade ao trabalho mesmo após a agenda oficial, com o objetivo de manter vivas a história, a tradição e a língua dos antepassados.

LEIA MAIS: Santa Cruz terá placas em alemão para identificar localidades