Santa Cruz 18/09/2019 23h52 Atualizado às 10h13

Confira o mapa do Desfile Farroupilha; duas mil pessoas devem participar

O desfile terá início junto ao Imec, às 9 horas, e vai se estender até a quadra da Ernesto com a Rua Senador Pinheiro Machado

Dentro da programação da Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul, ocorre nesta sexta-feira, 20, o tradicional desfile farrapo. Cerca de 2 mil pessoas, de 28 entidades, devem participar da atividade, que começará às 9 horas na Rua Ernesto Alves, no Centro. A concentração dos grupos ocorrerá perto do Supermercado Imec, na esquina da Ernesto com a Rua Sete de Setembro. Contudo, todos os cavaleiros que participarem terão de passar antes pelo Parque da Oktoberfest. “É obrigatória a passagem dos cavalos pela inspeção veterinária antes de serem liberados para o desfile”, afirmou a presidente da comissão organizadora dos festejos farroupilhas de Santa Cruz, Janice Rocha.

O acesso dos cavaleiros ao Parque da Oktoberfest para inspeção deverá ser feito pelo portão junto à Rótula do 2001, das 6 às 9 horas. Após o atestado veterinário, eles sairão pelo portão 7 do parque, que fica na Avenida Independência, próximo ao Centro Cultural 25 de Julho. Conforme Janice Rocha, o desfile terá início junto ao Imec e vai se estender até a quadra da Ernesto com a Rua Senador Pinheiro Machado. O evento, que ocorrerá mesmo com chuva, deverá ser encerrado por volta do meio-dia.

 

Foto: Arte Gazeta do SulMapa do Desfilhe Farroupilha em Santa Cruz do Sul
Mapa do Desfilhe Farroupilha em Santa Cruz do Sul

 



Monte Alverne
Paralelo ao Desfile Farroupilha de Santa Cruz do Sul, o CTG Recanto Nativo, de Monte Alverne, vai promover o Dia do Costelão no galpão da entidade, em Linha Brasil, que fica a um quilômetro do Centro da localidade. Conforme o patrão Geordano Justen, mais conhecido como Caboclo, 20 costelões serão assados. “Será um churrasco de costelão à moda antiga, na base de bananeira e espetado no chão. Esperamos um grande público nesta sexta-feira”, salientou.

O valor do almoço será de R$ 25,00 por pessoa. Crianças de 6 a 10 anos pagam metade do preço. Menores de 6 anos de idade não pagam. Além do costelão, quem for ao evento poderá ainda assistir à apresentação do projeto De Piazito Que Se Aprende. “É uma invernada mirim, com crianças de 3 a 6 anos, que montamos em parceria com a creche de Monte Alverne. Elas vêm dando espetáculo”, ressaltou o patrão.

O evento terá ainda um baile de encerramento, com entrada gratuita, animado pela dupla Valdir Castro e Dener Moura.

Ordem das entidades no Desfile
1 - Bandeiras
2 - Comissão organizadora
3 - Cavaleiros com a Chama Crioula
4 - Corpo de Bombeiros
5 - Polícia Rodoviária Estadual
6 - Brigada Militar
7 - CTG Estância Alegre
8 - CTG Tio Ítia
9 - CTG Rincão da Alegria
10 - PTG Tapera Velha
11 - DTG José Altivo dos Santos
12 - CTG Tropeiros da Amizade
13 - CTG Lanceiros de Santa Cruz
14 - Escola Santa Cruz
15 - Aventureiros e Desbravadores
16 - Grupo Tradicionalista Caetana Garcia da Silva
17 - Grupo Viva Setembro Cavaleiros
18 - CTG Laço Velho
19 - PTG Tapera Velha
20 - CTG Garrão de Potro
21 - CTG Lanceiros de Santa Cruz
22 - PTG Recanto da Lagoa
23 - CTG Amigos do Rodeio}
24 - PTG Laço da Amizade
25 - Piquete Regional da OAB
26 - Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos
27 - Cavalaria Paladina
28 - Grupo Cavaleiros da Integração

 

Ronda com Garrão de Potro e Camboatá
O CTG Garrão de Potro promoveu a ronda crioula de quarta, feira, 18, em parceria com o PTG Camboatá. A entidade de Linha Travessa iniciou as atividades com o hasteamento das bandeiras e acendimento da Chama Crioula trazida do CTG Rincão da Alegria. Crianças de escolas municipais estiveram no local para atividades culturais e recreativas. Também tiveram oportunidade de andar a cavalo e de carroça. O patrão Hélio Sehnen ressaltou a importância da iniciativa. “Faz parte da formação deles. É muito bonito quando participam com vontade e intensidade.” À noite foi promovido um jantar-baile com animação do grupo Clave de Prata.

Nesta quinta-feira, 19, a ronda crioula do município será promovida pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação, na sede do CTG Rincão da Alegria. Também nesta quinta, das 9 horas às 10h30, ocorrerão atividades culturais na Emei Raio de Sol, no Bairro Belvedere. A instituição de ensino decorou um espaço da sua sede com itens da cultura gaúcha emprestados pelos pais das crianças, como roda de carroça, arado, vestidos de prenda e outros. Segundo a diretora, Ana Lucia Hohgraefe, a ideia é incentivar o gosto pelas tradições e fazer com que os pequenos vivam mais os costumes tradicionalistas.

LEIA MAIS: Antonio Pereira dos Santos: o 1º Acampamento Farroupilha