Santa Cruz 20/09/2019 00h59 Atualizado às 14h10

Sábado é o dia de incentivar o esporte paralímpico na Unisc

Encontro deve reunir participantes de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Rio Pardo

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes paralímpicos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza neste sábado uma rodada regional de jogos esportivos praticados por deficientes, o Festival Paralímpico. O evento, que será realizado em todo o País, é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para destacar talentos nas diferentes modalidades, a fim de fomentar a prática e desenvolvimento de novos atletas.

LEIA MAIS: Unisc vai realizar Festival Paralímpico no dia 21

Conforme o coordenador de logística do Festival Paralímpico na Unisc, João Francisco Rauber, os jogos serão realizados em 70 polos espalhados por todo o Brasil. “A Unisc se habilitou em um edital e foi contemplada. A ideia é fomentar essa prática junto aos alunos de escolas da região, para elevar o número de atletas”, ele explica.

Serão praticadas três modalidades esportivas na Unisc: o Vôlei Sentado, o Golball e o Parabadminton. “Nós estamos esperando a participação de 200 alunos, de escolas de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Rio Pardo. O evento servirá para a apresentação dessas modalidades aos alunos, não é uma competição”, ressalta o coordenador.

A atividade terá início às 8h30 de sábado, no Ginásio Pedagógico do campus da Unisc em Santa Cruz. Alunos de 10 a 17 anos irão participar das modalidades. O evento também ocorre em comemoração do Dia Nacional do Atleta Paralímpico, que é celebrado no domingo, 22. A atividade se encerrará ao meio-dia, com uma confraternização entre atletas.