Oktoberfest 23/09/2019 23h24 Atualizado às 07h14

'Joelho Bêbado' é a receita campeã do Concurso do Prato Típico Alemão

Receita chamou a atenção dos jurados e superou outros quatro finalistas

O prato Joelho Bêbado (Betrunkenes Knie, em alemão), criado pelo santa-cruzense Ramon Antônio Giovanaz, venceu o 3º Concurso de Prato Típico Alemão da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. A premiação ocorreu na noite dessa segunda-feira, 23, no Senac Santa Cruz, onde os cinco finalistas apresentaram suas receitas ao corpo de jurados.

Os jurados foram a rainha da 35ª Oktoberfest, Ana Paula Bohnen; o presidente do Sindilojas, Mauro Spode; a vice-presidente da Festa da Alegria, Sônia Schuch; e a diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Larner. Os avaliadores degustaram os pratos participantes do concurso e analisaram critérios como originalidade, criatividade e apresentação.

Emocionado com a conquista, Ramon Giovanaz, de 31 anos, explicou a receita que ganhou o paladar dos jurados. “Peguei o tradicional prato de joelho de porco alemão, marinei 12 horas na cerveja, levei ao forno por duas horas e meia e finalizei com uma salada de batatas ao molho curry wust junto à mostarda. Acrescentei ainda picles, cebola roxa e uma farofa de bacon para dar o gosto final.” Ainda segundo ele, como a carne tem um textura cartilaginosa, é necessário cozinhar bem para deixá-la crocante.

LEIA MAIS: Cultura, música e família representam a Oktoberfest

Foto: Cristiano Silva Corpo de jurados aprovou o prato criado pelo santa-cruzense Ramon Giovanaz
Corpo de jurados aprovou o prato criado pelo santa-cruzense Ramon Giovanaz

 

Uma família muito unida na gastronomia

Na criação do prato vencedor, Ramon Giovanaz tratou de inserir elementos que lembrassem o tema do concurso – Os Segredos das Receitas de Família Traduzidos em Sabor. “No meu prato, resolvi fazer uma releitura de uma receita muito tradicional da minha família, que vem de uma gastronomia de food trucks”, comentou o vencedor do concurso.

“Meu filho de 6 anos, que está sempre comigo e é muito apegado, me ajudou com os temperos e conseguimos criar esse prato que lembra algumas receitas típicas de rua na Alemanha.” Ele vem de uma família ligada à gastronomia, com o pai trabalhando numa cozinha de escola e o irmão sendo cozinheiro na Austrália. “Já vou colocar meus filhos Cauã e Noah nesse caminho”, sorriu Ramon, que é formado em Gastronomia pelo Senac.

Foto: Cristiano Silva Presentes na grande final na noite dessa segunda-feira, pais do vencedor Ramon Giovanaz vibraram com a conquista do filho
Presentes na grande final na noite dessa segunda-feira, pais do vencedor Ramon Giovanaz vibraram com a conquista do filho

 

Presentes à final, os pais de Ramon, Maria Elisabete Giovanaz e Jatir José Giovanaz, vibraram com a conquista do filho. “Somos muito unidos como família. Eu digo para os nossos filhos que tudo o que fazemos com amor tem resultado sempre positivo”, disse Maria Elisabete, que lembrou ainda que a sogra era proprietária de uma restaurante, completando a família ligada à gastronomia.

Com a conquista, Ramon Giovanaz receberá uma placa de reconhecimento com o nome dele e do prato vencedor no espaço Senac dentro da Oktoberfest. Além disso, ganhará um vale-compras no valor de R$ 500,00 na loja comercial da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra); o direito a participar de uma oficina de gastronomia no Senac Santa Cruz e acesso diário à 35ª Oktoberfest, que ocorre de 9 a 20 de outubro. O concurso foi uma promoção da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Senac Santa Cruz e Sindilojas Vale do Rio Pardo, com apoio da Afubra.

LEIA MAIS: Arena de shows da Oktoberfest já está sendo montada

Foto: Cristiano Silva Diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Larner, anunciou o vencedor do 3o Concurso de Prato Típico Alemão da Oktoberfest
Diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Larner, anunciou o vencedor do 3o Concurso de Prato Típico Alemão da Oktoberfest

 


MAIS LIDAS