Agilidade 26/09/2019 12h03 Atualizado às 15h12

Central remota do Samu será instalada em Santa Cruz

Medida vai proporcionar mais rapidez aos atendimentos no município

O que era uma possibilidade dias atrás agora é realidade. Nos próximos dias, Santa Cruz do Sul terá uma central telefônica remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ideia é agilizar os atendimentos no município quando a comunidade ligar para o 192. Assim, as ligações não precisam passar por Porto Alegre, o que tem gerado relatos de demora no atendimento.

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, explica que hoje Santa Maria e Bento Gonçalves já contam com o serviço administrado pela prefeitura. "Nos próximos dias, vamos assinar o contrato e começar de forma piloto até o fim do ano. Se o município achar que vai dar certo, que atende melhor a demanda, será então de forma permanente”, comentou.

Quando questionado sobre a possibilidade de Santa Cruz do Sul oferecer o serviço de forma regional, o secretário disse que o custo seria alto e que não haveria como absorver. “Nós já temos uma equipe completa de médicos que fará essa regulação por telefone. Com isso, a prefeitura vai investir apenas R$ 3 mil mensais para o software que administra os atendimentos. É um custo baixo, mas com um resultado significativo”, complementou.

LEIA MAIS: