Tempo 01/10/2019 12h40 Atualizado às 19h21

Virada no tempo deve trazer chuva e granizo para Santa Cruz

Defesa Civil está em alerta. Precipitações chegam na madrugada desta quarta

A semana começou com dias ensolarados e quentes. Nesta terça-feira, 1°, a máxima deve ser de 37 graus em Santa Cruz do Sul. Mas o ar abafado deve dar lugar à chuva, vento e até granizo na madrugada desta quarta-feira, 2.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, o estado é de atenção. “Estamos nos preparando através de orientações que partem do Estado e apontam a possibilidade de temporais. A chuva começa pelo Sul, se estende para o Centro e Norte. Há possibilidade de Santa Cruz ser atingida com chuva forte, rajadas de vento e até queda de granizo”, enfatizou.

Ele ressalta que além da Defesa Civil, as secretarias de Santa Cruz, a Guarda Municipal e até o Corpo de Bombeiros estão alertas para prestar apoio. “É importante lembrar que precisamos oferecer segurança para a equipe. Só fazemos os atendimentos após o evento cessar, pois senão colocamos em risco a vida dos agentes. Além disso, atendemos por ordem de chamado”, explicou.

Atenção
Barbosa diz que o tempo chuvoso deve persistir nos próximos cinco dias. “Quem mora perto de arroios deve ter atenção, pois as casas podem alagar. Já quem mora em encostas corre o risco de desmoronamento pois o solo fica encharcado”, disse. Quem precisar de ajuda, durante o dia pode entrar em contato pelo telefone (51) 3717-3473. Na parte da noite, o telefone é o 153.



Tempo nos próximos dias*
Terça-feira: Mínima de 17 e máxima de 37 graus. Parcialmente nublado.
Quarta-feira: Mínima de 18 e máxima de 27 graus. Pancadas de chuva a partir da tarde.
Quinta-feira: Mínima de 18 e máxima de 21 graus. Encoberto com chuvas isoladas.
Sexta-feira: Mínima de 17 e máxima de 20 graus. Pancadas de chuva a partir da tarde.
Sábado: Mínima de 17 e máxima de 19 graus. Chuvas periódicas.
Domingo: Mínima de 16 e máxima de 24 graus. Chuvas periódicas.
*Dados obtidos no site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), às 12h30 do dia 1º de outubro