Clima 01/10/2019 21h26 Atualizado às 15h30

Santa Cruz foi uma das dez cidades mais quentes do RS nesta terça

Temperatura no município chegou a 38,4 graus

O mês de outubro começou escaldante no Rio Grande do Sul e apesar do início da primavera, foi um dia com cara de verão no Estado. Nesta terça-feira, 1º, Santa Cruz do Sul ficou entre as dez cidades mais quentes do Estado. O município contou com altas temperaturas desde a manhã e chegou a registrar 38,4 graus. Por volta das 21 horas a medição chegava a 31 graus na cidade. 

LEIA MAIS: Virada no tempo deve trazer chuva e granizo para Santa Cruz

O recorde gaúcho foi em Parobé e Venâncio Aires, cidades que chegaram a registrar 39,4 graus. Além de Santa Cruz, entre as cidades mais quentes também figuram Taquara, Santa Rosa, Colinas e Feliz. As informações são do site Estações RS, que compila dados coletados por estações meteorológicas particulares no Estado. Os dados de Santa Cruz são da estação da Gazeta. 

No entanto, o calor não deve durar muito já que uma virada no tempo é esperada para esta quarta-feira, 2. Conforme informações da MetSul Metereologia, tempestades que atingem o Uruguai começam a avançar pelo Oeste e Sul do Estado, causando risco de chuva forte, vendaval e granizo. 

Chuvas
O mês de outubro deverá ter de três a quatro frentes frias atingindo as regiões Centro-Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, áreas atendidas pela RGE. De acordo com as informações divulgadas pela concessionária, isso faz com que os dias chuvosos tenham predominância ao longo das próximas semanas com risco de temporais entre esta terça e quarta-feira, e ao longo da terceira semana do mês. O prognóstico consta em monitoramento meteorológico adquirido pela distribuidora.