Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Unisc

Projeto Meninas nas Ciências desenvolve oficinas em escolas estaduais

Cinco escolas da rede estadual receberam as atividades

Contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto de extensão Meninas nas Ciências tem como principal objetivo incentivar e atrair alunas dos ensinos fundamental e médio para as carreiras de Ciências Exatas, com enfoque na área de engenharia. A promoção é do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com coordenação da professora Letícia Diesel.

Segundo ela, a ideia e propiciar um ambiente de aprendizagem e de conhecimento para as alunas, de forma a orientá-las nas suas habilidades nas engenharias. “O projeto oportuniza às participantes o desenvolvimento de trabalhos investigativos com características criativas e participativas, desenvolvendo suas aptidões com a utilização dos kits Fischertecknis de montagem”, explica Letícia.

Em Santa Cruz do Sul, cinco escolas da rede estadual – Alfredo José Kliemann, Goiás, Luiz Dourado, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora do Rosário – participam ativamente do projeto, por meio de oficinas semanais nos educandários e encontros na Unisc para o desenvolvimento das atividades, de forma lúdica e que permite a inclusão de estudantes.

Publicidade

As alunas das escolas selecionadas, que são as bolsistas do projeto, juntamente com uma professora de cada educandário, foram capacitadas por uma equipe da Unisc para a montagem dos kits e a aplicação de conceitos das áreas de engenharia, com aula sobre motores e mecânica dos sólidos. “Assim, desde o mês de agosto, as oficinas são replicadas nas escolas pelas professoras e pelas bolsistas aos demais estudantes, em encontros semanais”, salienta Letícia.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.