Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vai começar

Oktoberfest: Santa Cruz está pronta para 12 dias de festa

Foto: Rodrigo Assmann

História, Cultura e Tradição é a temática que vai nortear a 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, de 9 a 20 de outubro, no Parque da Oktoberfest. Para a edição de 2019, a maior festa alemã do Rio Grande do Sul prepara uma programação artística e cultural com atrações para todos os públicos. Ao todo, são 12 dias de festa, embalados pelas bandinhas típicas alemãs, pelos grupos de danças folclóricas e farta gastronomia. “A nossa festa é sinônimo de alegria. Estamos esperando a todos de braços abertos, com muita cultura e diversão”, destaca o presidente da 35ª Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth.

A festa espera repetir os números das últimas edições e receber cerca de 400 mil visitantes, no parque e na cidade. O evento é uma realização da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul, apoio do Município de Santa Cruz do Sul e patrocínio das empresas: Afubra, Chopp Brahma Express, Excelsior, Germani Alimentos, JTI, Lojas Colombo/Crediare, Mor, Philip Morris Brasil, Sicredi Vale do Rio Pardo, Souza Cruz, Universal Leaf Tabacos, Vero Banrisul, Viação União Santa Cruz e Xalingo Brinquedos.

Muitas atividades estão programadas para a 35ª Oktoberfest, com opções de cultura e diversão para todas as idades, sempre com o intuito de enaltecer o legado deixado pelos colonizadores alemães. Além disso, a programação busca integrar a todos e valorizar outras culturas, o que enriquece ainda mais a festividade. Destaque para a Tarde e a Noite da Diversidade Cultural, com a participação de diversos grupos de danças de outros ritmos e etnias, bem como as apresentações diárias dos Grupos Folclóricos de Danças Adultos e Infantis no Pórtico, e os Jogos Germânicos, com modalidades como bolão de mesa, bolão de bola presa e corrida de tamancos.

Publicidade

Outras atividades estão programadas, como o Culto Ecumênico, o 3º Encontro de Corais Infantis, o 6º Encontro de Corais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasil (IECLB), o Encontro dos grupos de Danças Folclóricas da Regional do Vale do Rio Pardo, e a grande final da Olimpíada Rural, com os times da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Um momento de bastante integração entre os visitantes é a Ronda Folclórica, que reflete toda a alegria e descontração do evento através de bandinhas típicas que percorrem todos os ambientes dentro do Parque da Oktoberfest.

Como parte integrante da programação cultural está o Projeto Arte em Movimento, que é classificado como Parte Artístico-Cultural de Evento no Sistema Pró-Cultura RS Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Na sua 3ª edição em 2019, o projeto apresenta atividades artístico-culturais, com dança, música e teatro, que acontecem todos os dias em um palco denominado Espaço Pró-Cultura RS LIC, localizado em frente à Praça de Alimentação do parque.

Desfiles
Os Desfiles Temáticos da Oktoberfest são sempre muito aguardados pelo público. Eles conseguem atrair milhares de pessoas ao Centro da cidade, na Rua Marechal Floriano, em um dos mais belos cartões postais da cidade, o Túnel Verde. Nesta edição, as paradas ocorrem dias 13 e 20 de outubro, a partir das 10h30, com a participação de mais de dois mil figurantes. E ainda oito carros alegóricos contarão a história da temática do evento, como as tradicionais alegorias: o Kuchenwagen (Carro das Cucas), o Bierwagen (Carro do Chope), a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, a Fubica do Fritz, presença da família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli, e das soberanas da 35ª Oktoberfest, Rainha Ana Paula Bohnen e as princesas Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger.

Publicidade

Música
As principais atrações musicais da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul são as bandinhas típicas. Elas levam a alegria e descontração por meio das Rondas Folclóricas e dos diversos bailes típicos que acontecem durante o evento. Além delas, artistas e bandas de outros estilos musicais animam os bailes do Pórtico, Lonão e Pavilhão Central. São atrações para todos os gostos e estilos musicais, o que também ajuda a fortalecer a diversidade do público que frequenta a festa.

Os responsáveis em animar os bailes e rondas da 35ª edição da Oktoberfest Santa Cruz são as bandas Ghermania, Luar, Munich, Choppão, Feliz em Festa, Hopus, Metais em Brasa, Imigrante, Cavalinho, Nowa, Os Atuais, Fest, Heilige, K’necus, Monte Carlo, Harmonia, Santa Cruz, Magia, Carisma, Encanto, Scala, Doce Pecado, Os Liderais, Flor da Serra, Pérola Negra, Destinu’s, Sorriso Lindo, Doce Desejo, Sax Banda Show, Studio, Aquarela, Canecão do Vale, Alto Astral, Novo Astral, Bier Fest, Imigrante, Estrela de Ouro; os Grupos Safira, Fandangaço, Os Serranos e Os Colonos; Orquestra La Montanara; a dupla Elton e Juliana; e os cantores Marcel Knak e Moisés Damé.

Gastronomia
A gastronomia da Oktoberfest é um ponto alto do evento. Os pratos típicos são encontrados pelos visitantes nas praças de alimentação, restaurante e café colonial. O prato tradicional de cuca e linguiça pode ser saboreado na Vila Típica e em outros locais do Parque da Oktoberfest. Além disso, uma variedade de lanches estará à disposição do público, como xis, hambúrguer, pizza, cachorro-quente, churros, morango com chocolate, sorvete, pastel, sanduíche, entre outros, além de chope, cervejas artesanais, refrigerante, suco e água.

Concurso

Para desvendar os segredos das receitas familiares da região, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul realizou, dia 23 de setembro, o 3º Concurso de Prato Típico Alemão, com caráter exclusivamente cultural e recreativo, com o intuito de enaltecer ainda mais a culinária alemã. A iniciativa, promoção da Assemp, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), unidade de Santa Cruz do Sul, e Sindilojas Vale do Rio Pardo, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), reconheceu como melhor iguaria o prato “Eisbier”, do chef de cozinha Ramon Antônio Giovanaz, natural de Venâncio Aires.

Publicidade

Dias Especiais
Como em todas as edições, a Festa da Alegria oferece atividades especiais no Dia das Crianças e no Dia da Maturidade Ativa, respectivamente, nos dias 12 e 15 de outubro. Na data reservada para as crianças acontece o 3º Encontro de Corais Infantis, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasil (IECLB), bem como atrações artísticas e culturais para os pequenos. Já para a melhor idade está reservada a recepção e cadastramento dos grupos provindos de diversos locais do Brasil e a caminhada que ocorre até o Parque da Oktoberfest, onde se concentram as ações voltadas para o entretenimento e saúde do público-alvo.

Shows nacionais movimentam a festa
A musicalidade de diversos estilos também estará presente nos shows nacionais da 35ª Oktoberfest. Nesta edição serão nove apresentações de artistas consagrados no cenário musical brasileiro. São eles: Zé Neto & Cristiano (foto), dia 10 de outubro (quinta-feira); Vintage Culture, Vitor Kley e Jerry Smith, na sexta-feira, 11 de outubro; Fernando & Sorocaba, Felipe Araújo e Hungria, no sábado, 12 de outubro; e finalizando com Marília Mendonça e Dilsinho, na sexta-feira, dia 18.

Com a parceria da GDO Produções, de São Miguel d’Oeste (SC), e Django, de Lajeado (RS), os espetáculos, a exemplo de anos anteriores, ocorrem na Arena de Shows montada junto ao campo do Estádio Municipal, dentro do Parque da Oktoberfest. Cada artista se apresenta em média uma hora, com início sempre às 22 horas, em ordem a ser divulgada posteriormente. Os ingressos já estão à venda em lotes promocionais nos pontos de vendas ou no site www.oktoberfestsantacruz.com.br, sendo que alguns setores estão esgotados.

Publicidade

Destaque das potencialidades da indústria, comércio e serviços
A Feirasul acontece paralela à Oktoberfest, com o objetivo de destacar as potencialidades da indústria, comércio e serviços e movimentar a economia do município e da região. Ao todo, são mais de 200 expositores, incluindo a Agroindústria Familiar. A iniciativa contempla quatro pavilhões com uma área total de mais de cinco mil metros quadrados.

Para impulsionar os negócios e oferecer atrativos ao público da festa, a feira ficará à disposição dos visitantes diariamente até as 23 horas, exceto no último dia da festa, 20, que encerram as atividades às 20 horas. Os principais segmentos participantes são: joias e semi-joias, óticas, faculdades, imobiliárias, empreendimentos, decorações, consórcios, bilhares, colchões, estofados, móveis, equipamentos para estabelecimentos comerciais, energia solar, doces, quadros e molduras, artesanato, tapetes, confecções, calçados, brinquedos, cama, mesa e banho, bolsas e fotografia.

Agroindústria Familiar
Junto com a Feirasul está a Feira da Agroindústria Familiar, um espaço dedicado às famílias rurais da região que produzem as delícias do interior, inspiradas em produtos e receitas germânicas como cucas, bolachas, queijos, embutidos, schimier, melado, mel, rapaduras, conservas, sucos, vinhos, entre outros. No local, também estará em evidência as flores, viveiros, peixes ornamentais e artesanato rural. Em 2019, a feira vai contar com 34 expositores.

Publicidade

Conhecimento
Durante a 35ª Oktoberfest, os visitantes podem aprender uma receita inspirada na gastronomia alemã. A Festa da Alegria oferece oficinas gratuitas de culinária junto à Escola de Gastronomia. A iniciativa, localizada no Pavilhão 3, é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindilojas Vale do Rio Pardo, com as aulas ministradas por professores e chefs renomados ligados ao Senac-RS.

Diversão
No Pavilhão 5 da Feirasul estará localizado o Espaço Criança, com entrada gratuita e brinquedos da Xalingo para a diversão da criançada. Outra atração para os pequenos é o Parque de Diversões, com brinquedos de todos os tipos e opções para toda a família. Os ingressos custam R$ 8,00 por brinquedo ou R$ 20,00 o combo com três bilhetes.

Ingressos ao Parque da Oktoberfest:
• Dia 09/10 (quarta-feira) – Entrada franca a partir das 18h30
• Dia 10/10 (quinta-feira) – R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 11/10 (sexta-feira) – R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 12/10 (sábado – Feriado Dia da Criança) – Acesso Gratuito para as crianças com até 12 anos de idade. R$ 24,00 (inteiro) R$ 12,00 (meio)
• Dia 13/10 (domingo) – R$ 24,00 (inteiro) R$ 12,00 (meio)
• Dia 14/10 (segunda-feira) – R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 15/10 (terça-feira – Dia da Maturidade Ativa) – Acesso gratuito para as pessoas com 55 anos ou mais. R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 16/10 (quarta-feira) – R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 17/10 (quinta-feira) – R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 18/10 (sexta-feira) – R$ 14,00 (inteiro) R$ 7,00 (meio)
• Dia 19/10 (sábado) – R$ 24,00 (inteiro) R$ 12,00 (meio)
• Dia 20/10 (domingo) – R$ 24,00 (inteiro) R$ 12,00 (meio)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.