Festa da alegria 04/10/2019 20h53 Atualizado às 18h28

Carros alegóricos já estão quase prontos para a Oktoberfest

Preparativos para surpreender o público acontecem desde meados de agosto no barracão, dentro do próprio parque

Santa Cruz do Sul já está na contagem regressiva para a maior festa germânica do Estado. A 35ª Oktoberfest começa na próxima quarta-feira, 9, e promete dez dias de muita alegria e entretenimento. Um dos pontos altos da programação serão os desfiles temáticos, que nesta edição têm como assunto História, Cultura e Tradição. A parada na Rua Marechal Floriano ocorrerá nos dois domingos, 13 e 20 de outubro, a partir das 10h30.

Segundo o artista plástico Sérgio Luiz de Ávila, os preparativos para que os dez carros alegóricos encantem o público começaram em meados de agosto e a previsão é de que tudo esteja pronto até quinta-feira. Para acertar todos os detalhes das alegorias, uma equipe se dedica incansavelmente aos trabalhos no barracão, dentro do próprio Parque da Oktoberfest. Este ano, a expectativa da organização é de que os desfiles mobilizem três mil figurantes.

Responsável por todo o projeto de arte dos desfiles, Ávila dedica-se ao evento há cinco anos. Todo esse envolvimento fez com que ele se mudasse para Santa Cruz. “Resolvi me dedicar mais ao trabalho junto à Oktoberfest. Estou sempre de coração aberto para esta festa.” Ao longo das edições, Ávila tem mergulhado na tradição germânica e contado com a ajuda de historiadores do município para buscar novos detalhes e inspiração.

Ordem de apresentação

  • Carro Fritz e Frida: o casal representante da Festa da Alegria, Fritz e Frida, junto com seus filhos Max e Mili, abrem o desfile e desejam boas-vindas a todos os visitantes.
  • Carro Soberanas: a alegoria homenageia a rainha da 35a Oktoberfest, Ana Paula Bohnen, e as princesas Graziela Schoeninger e Jayne Inês Heck, além de todas as ex-soberanas da festa.
  • Carro História, Cultura e Tradição: essa alegoria introduz o tema da Festa da Alegria deste ano e exalta a bravura, a memória e o legado dos antepassados.
  • O Imigrante: dá continuidade à narração da rica história dos antepassados e homenageia a cidade de Santa Cruz do Sul, por meio do memorial inaugurado em 1969.
  • História: destacam-se aqui mais monumentos, memoriais e construções consideradas muito significativas para a cidade e que fazem parte da história e cultura do povo.
  • Tradição: carro que exalta a tradição e homenageia especialmente os trajes típicos germânicos, oriundos de várias partes da Alemanha. Neste carro, o apoio é do Centro Cultural 25 de Julho;
  • Tradição: valoriza as associações que, desde a colonização, promovem momentos lúdicos de confraternização para aliviar as dificuldades do dia a dia, como os jogos germânicos.
  • Oktoberfest 35 anos: alegoria que homenageia todos aqueles que ajudaram a fazer da Festa da Alegria uma das mais animadas e tradicionais festas alemãs do mundo.
  • Culinária e Família: a gastronomia típica estará presente na Rua Marechal Floriano, com destaque para as cucas, as típicas linguiças, o eisbein e tantos outros pratos preservados até os dias atuais.
  • Bierwagen: o tradicional carro apresenta as cores e a alegria da celebração em festas e atividades atuais, e remete ainda às comemorações de antigamente e de outras festas alemãs no mundo.


Ainda dá tempo de comprar ingressos para os shows
A maior festa alemã do Rio Grande do Sul mantém a tradição de grandes shows nacionais. Para quem não garantiu seus ingressos, ainda dá tempo. Segundo o coordenador de shows, Marcio Farias Martins, a procura pelos bilhetes está dentro das expectativas, com grande procura pelo show de Marília Mendonça, no dia 18 de outubro. “A cantora estará pela primeira vez na cidade e tem adquirido um destaque nacional grande nos últimos meses. Ela vem aliada ao Dilsinho, que também vem galgando destaque no País”, comentpu.

Para esse espetáculo, o front vip está esgotado desde a metade de agosto. A recomendação para quem deseja outro espaço mais privilegiado nesse show é que se apresse. “Certamente no dia não estarão mais disponíveis.”

A venda dos ingressos é feita pelos sites www.gdo.com.br e www.oktoberfestsantacruz.com.br, com parcelamento em até dez vezes no cartão de crédito, e nos pontos de venda físicos, em Santa Cruz do Sul e municípios da região, em até quatro vezes. Os valores atuais dependem do lote de venda e dos espaços escolhidos pelo público.

Foto: Divulgação


Os shows
Zé Neto & Cristiano, no dia 10 de outubro (quinta-feira); Vintage Culture, Vitor Kley e Jerry Smith, dia 11 (sexta-feira); Fernando & Sorocaba, Felipe Araújo e Hungria, no dia 12 (sábado); e Marília Mendonça e Dilsinho, no dia 18 de outubro (sexta-feira).

LEIA MAIS: Oktoberfest: Santa Cruz está pronta para 12 dias de festa